PUBLICIDADE

Android 13 pode ter mais opções para personalizar a tela de bloqueio

Numa versão experimental do Android 13, foram encontradas mais opções para personalizar a tela de bloqueio do celular, em visual e funcionalidades

2 fev 2023 - 17h19
(atualizado às 19h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Android 13 pode receber opções extras de personalização de tela de bloqueio em breve. Na versão QPR2 Beta 3 do sistema operacional, disponível exclusivamente para testadores que usam alguns modelos Pixel, a empresa experimenta dar mais alternativas de customização, incluindo atalhos para funções básicas e diferentes aparências para o relógio.

Foto: Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech / Canaltech

Com a personalização de atalhos, o usuário pode definir um gesto para ligar a lanterna, ativar o "Não perturbe", controlar dispositivos da casa ou abrir a câmera sem precisar desbloquear o aparelho.

De acordo com as capturas divulgadas pelo repórter da Esper Mishaal Rahman, os atalhos seriam colocados nos cantos inferiores da tela de bloqueio — semelhante ao que já existe em certas distribuições do Android. Tocar sobre ele e segurar aciona a função escolhida.

Os atalhos baseados em gestos na tela de bloqueio são, de certa forma, parecidos com o que existe no iOS para acionar a câmera sem desbloquear o aparelho. A diferença do recurso no Android seriam as opções alternativas de atalhos, dando ao usuário o poder de escolher o que melhor atende suas necessidades.

Relógios personalizados

A tela de bloqueio do Android 13 também oferecerá suporte para relógios alternativos. Uma opção encontrada no menu "Papel de parede e estilo" nas Configurações do celular provavelmente vai permitir que o usuário defina aparências diferentes para o acessório. Porém, a seção está vazia por depender de aplicativos que tenham suporte ao recurso.

Sem previsão de lançamento

Atualmente, pelo que Mishaal Rahman sugere, a função está em estágio bem preliminar e ainda deve passar por grandes mudanças até estar num bom estado para o lançamento. Por ser um recurso visto numa versão experimental do Android, pode ser até que ela nem veja a luz do dia.

Se a função crescer demais em escopo, o Google pode decidir colocá-la na gaveta e guardar a novidade para uma atualização futura do Sistema do Robô. A próxima edição do SO da companhia não tem data de lançamento revelada, mas está a meses de distância para começar a ser experimentada por desenvolvedores.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade