Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Coreia do Sul recicla 97% dos seus resíduos alimentares, a sua chave é tão simples quanto eficaz: você paga para fazer isso ou eles te multam

28 fev 2025 - 08h15
(atualizado em 28/2/2025 às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Várias campanhas de reciclagem foram implementadas ao longo das últimas décadas. E, embora existam contradições sobre se tais iniciativas são contraproducentes ou se, apesar delas, os resíduos plásticos continuam a aumentar, a Coreia do Sul encontrou uma solução para dar um segundo uso aos alimentos: um sistema de pagamento para reciclar e multas por não fazê-lo.

"Na Coreia do Sul, são processadas cerca de 4,56 milhões de toneladas de restos de alimentos por ano. Dessas, 4,44 milhões de toneladas são recicladas para outros usos, o que significa uma taxa de reciclagem de 97,5% dos resíduos."

Esse é um breve resumo do panorama da reciclagem sul-coreana, segundo declarações do professor do Instituto de Agricultura da Universidade Nacional de Gyeongsang, Jae-Cheol Jang, à BBC. Como conseguiram isso? Separação de resíduos.

Saiba do contexto

Na década de 1980, o país passou por diversos processos de industrialização e urbanização, o que intensificou o problema de gestão do lixo. Foi então que os aterros sanitários urbanos começaram a causar incômodos aos moradores, e a necessidade de erradicá-los se tornou uma prioridade.

Foi somente em 2005 que uma lei foi estabelecida proibindo o descarte de restos de comida nos aterros. Em 2013, o governo implementou um sistema de pagamento baseado no peso dos resíduos alimentares, o que fortaleceu sua política de gestão de resíduos.

Atenção, você não recebe para reciclar

É importante esclarecer que essa medida não se baseia em um ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O encalhedo navio Ever Given foi um desastre multimilionário; agora sabemos que também foi desastroso para a natureza

Não há dúvida de que os japoneses vivem pior hoje do que há 30 anos: as casas estão literalmente ficando menores

O Galaxy Watch agora possui um recurso para controlar o relógio sem tocá-lo que você não vai conseguir parar de usar

A McLaren enviou apenas cinco unidades deste Senna LM para os EUA: um milionário comprou todas para ser o único a dirigi-lo

Embora a taxa de natalidade na China caia, uma região não para de ter filhos; o segredo: ter uma família numerosa tem uma recompensa

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade