A Coreia do Norte dissipou qualquer dúvida sobre sua aliança com a Rússia: acaba de anunciar seu primeiro submarino nuclear.
O anúncio deixa claro que a Coreia do Norte continua sua corrida armamentista e busca fortalecer sua capacidade nuclear.
Rússia e Coreia do Norte vêm estreitando laços há cerca de um ano, trocando uma série de "presentes" estratégicos. Tudo começou em abril de 2024, quando Kim Jong-un apareceu em uma limusine blindada enviada diretamente de Moscou. Desde então, os pacotes entre os dois países não pararam: tigres, ursos, petróleo, mísseis, soldados… e, sem uma confirmação oficial do Kremlin, tudo indica que os temores dos Estados Unidos e de seus aliados sobre a "nuclearização" da Coreia do Norte com ajuda russa estão se concretizando. Há até imagens do mais novo "brinquedo" da aliança.
O primeiro submarino nuclear
A Coreia do Norte confirmou que está construindo seu primeiro submarino nuclear, um projeto que tem como objetivo reforçar sua capacidade de ataque com armas atômicas.
Em um relatório publicado no fim de semana pela agência estatal KCNA (Korean Central News Agency), fotos mostraram Kim Jong-un inspecionando uma parte do que parece ser o novo submarino - significativamente maior do que os modelos que o país possui atualmente.
Sem dúvidas, esse anúncio surge em um momento de crescente preocupação internacional, especialmente para os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Ambas as nações temem que a Rússia esteja fornecendo suporte tecnológico para que a Coreia do Norte modernize suas forças militares. Em troca, Pyongyang estaria enviando tropas e armamento convencional para apoiar a guerra russa na Ucrânia.
O contexto do projeto
O que se sabe oficialmente é que, durante uma visita a um ...
Matérias relacionadas
Adeus à cama de casal: essa é a nova tendência em quartos modernos para casais