Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A China tem cada vez mais produtos vindos da Rússia — a grande ironia é que muitos desses produtos foram fabricados na própria China

16 abr 2025 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A guerra na Ucrânia e as tensões entre a China e o Ocidente impulsionaram o comércio bilateral entre o gigante asiático e a Rússia. Nos últimos anos, lojas de produtos "russos" têm se multiplicado em cidades chinesas. A curiosidade dos consumidores por esses itens — vistos como exóticos e diferentes — é a principal razão para o sucesso desses estabelecimentos.

Essas lojas, que surgiram em cidades como Xangai, Pequim e Fuzhou, chamam atenção com letreiros em cirílico (o alfabeto usado na Rússia e em outros países da Eurásia), bonecas matrioshkas e música tradicional.

Entre os produtos vendidos estão salsichas, vodca, chocolates e até confeitos "russos". Mas o segredo por trás dessas vitrines é que a maioria dos itens, na verdade, é fabricada na própria China.

O boom do "russo" made in China

Segundo dados do registro empresarial Qichacha, em janeiro de 2025 havia 3.555 lojas de produtos russos na China, com picos de crescimento nos anos de 2023 e 2024. Esse boom comercial tem origem na aproximação bilateral entre os dois países após as sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia e a exclusão de Moscou do sistema financeiro Swift em 2022, o que aumentou a dependência russa do yuan.

No entanto, o crescimento desses estabelecimentos despertou desconfiança entre os consumidores, especialmente em relação à autenticidade dos produtos vendidos. Em alguns casos, como o das salsichas, a importação legal diretamente da Rússia não é permitida. Já o durian — uma fruta tropical ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Ocidente está taxando carros elétricos chineses; China vai usar terras raras para se vingar

A geração Z chegou a cargos de gestão em seus empregos e a primeira coisa que fez foi reclamar da forma como os jovens trabalham

Em 2023, um Rolex exclusivo foi roubado da casa de Keanu Reeves em Los Angeles. Eles o encontraram no lugar mais inesperado: Chile

O medo dominou a indústria do petróleo: o fechamento do estreito de Ormuz pelo Irã

China ameaça Japão: se impor mais sanções à sua indústria de chips, fechará a torneira de materiais críticos

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade