Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A "Amazon chinesa" acaba de comprar a MediaMarkt por 2,5 bilhões — um problema para a Amazon na Europa

JD.com, a rival chinesa da Amazon, compra a MediaMarkt para enfrentar o gigante norte-americano na Europa com sua tecnologia logística

6 ago 2025 - 16h14
(atualizado em 6/8/2025 às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A JD.com, a "Amazon chinesa", concluiu a aquisição da Ceconomy, proprietária das redes MediaMarkt e Saturn. O gigante alemão, agora avaliado em 2,5 bilhões de dólares, passa a estar sob seu controle.

A operação permite que a principal rival da Alibaba estabeleça sua primeira grande presença na Europa. Ao mesmo tempo, a MediaMarkt passa a contar com a tecnologia logística mais avançada do mundo para competir com a Amazon.

A JD.com adquiriu 57,1% da Ceconomy por meio de uma oferta de 4,60 euros por ação, 23% acima do preço anterior. A família Kellerhals, maior acionista até então, mantém 25,35% e continua como sócia estratégica.

O contexto

A Europa está se tornando um destino preferencial para os investimentos chineses. As operações com destino ao continente dobraram em 2024, alcançando 8,45 bilhões de dólares — o maior valor desde 2021, segundo dados da LSEG citados pela Reuters.

As tensões comerciais com os EUA estão levando a China a buscar mercados alternativos. A Europa pode oferecer estabilidade regulatória e um mercado maduro com 450 milhões de consumidores.

A Ceconomy opera mais de 1.000 lojas em 11 países europeus, com 50.000 funcionários. Ela faturou 22,4 bilhões de euros em 2024, dos quais 5,1 bilhões vieram de vendas online.

A JD.com aporta sua experiência em comércio omnicanal e uma rede logística com mais de 550 armazéns gerenciados por IA. Seus algoritmos preveem pedidos com dias de antecedência e reposicionam o estoque automaticamente.

A ameaça

A Amazon ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Quando a localização falha no seu celular, você sempre acaba no mesmo lugar: uma boia chamada Ilha Nula

Fabricante do Ozempic pode destruir economia da Dinamarca

Marinha Chinesa confirmar que leva muito a sério uma arma impossível: supercanhão de trilho duplo a Mach 7

Leonardo da Vinci tinha a resposta para os drones... há 500 anos

Os verões são tão curtos na Finlândia que, para aproveitar as praias, a população está topando até lidar com um problema inesperado: cocô de ganso

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade