PUBLICIDADE

5 práticas para colocar em sua rotina com o ChatGPT

Especialista explica que a ferramenta pode auxiliar com a organização e planejamento, envios de e-mail e confecções de textos

20 dez 2023 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Visual Electric

Com os avanços digitais, o mundo está passando por mudanças que impactam os mais diversos setores e impactam o dia a dia da maioria da população. A chegada do ChatGPT, por exemplo, representa uma transformação significativa nos cenários tecnológico e comunicativo, possibilitando desde assistência em redação e pesquisas até automação de tarefas simples, tornando a comunicação mais intuitiva e acessível.

“Essa tecnologia avançada de processamento de linguagem, revolucionou a forma como interagimos com sistemas de Inteligência Artificial, proporcionando respostas mais precisas e contextuais”, diz Andréa Migliori, CEO da Workhub, HRtech de soluções para portais corporativos com incorporação de IA. 

“Além disso, apresenta o potencial de otimizar processos, economizar tempo e impulsionar a inovação em diversos setores, redefinindo a maneira como aproveitamos as tecnologias a nosso favor”, completa. 

A especialista listou 5 dicas práticas para adicionar na rotina com o ChatGPT: 

Redação, elaboração e revisão de textos

A plataforma, além de criar textos autorais de forma coerente e inovadora, também realiza a revisão e correção do material. Esta é uma maneira de poupar tempo e garantir que as frases estejam inseridas da melhor maneira possível. 

“O chat auxilia com ideias, ampliação do vocabulário, formatação, estrutura, tradução, consistência das informações, pesquisas ou dados citados e ainda garante que o texto esteja sem erros gramaticais”, afirma Andréa.

Envio e programação de e-mails

A ferramenta auxilia na elaboração, programação e envio de e-mails de várias maneiras, redigindo-os de forma mais eficaz, fornecendo informações básicas sobre o propósito da mensagem, gerando assim, um rascunho do assunto. 

“Também é possível personalizar o material, formatar, alinhar para a linguagem adequada e ainda agendar o envio para datas e horários específicos”, explica. 

Dados e pesquisas

O ChatGPT é uma valiosa ferramenta para auxiliar na coleta, análise e interpretação de dados e pesquisas. Ele pode fornecer insights imediatos sobre tópicos de interesse e realizar análises de dados. Ao fazer perguntas específicas, a IA pode ajudar a resumir informações relevantes, propor abordagens metodológicas, fornecer definições de termos técnicos e até mesmo gerar gráficos ou tabelas simples. 

“Essa capacidade de processamento de linguagem natural torna uma ferramenta versátil para aqueles que desejam agilizar o acesso a informações e melhorar a eficiência na condução de pesquisas e análises de dados”, completa Migliori. 

Planejamento e organização

O sistema desempenha um papel fundamental no auxílio ao planejamento e organização de tarefas e projetos. 

“Ele pode gerar listas de tarefas, criar lembretes, estabelecer cronogramas e oferecer sugestões para otimizar a distribuição de atividades ao longo do tempo. Além disso, pode ajudar na definição de metas, fornecer insights sobre estratégias de priorização e até mesmo sugerir abordagens para o gerenciamento eficaz de projetos”, ressalta.

Resolução de problemas

Andréa ainda explica que o ChatGPT oferece assistência na resolução de problemas ao fornecer insights, sugestões e diferentes perspectivas sobre questões complexas, como por exemplo, falta de comunicação entre os colaboradores de uma empresa. 

“Ao apresentar um dilema, a IA pode ajudar a identificar possíveis soluções, avaliar os prós e contras de cada alternativa e até mesmo oferecer abordagens criativas para superar obstáculos”.

IA veio para ficar

Andréa Migliori finaliza dizendo que recursos de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, vieram para auxiliar, apoiar e inspirar trabalhadores, estudantes e criadores de conteúdo. Além disso, explica que a plataforma não está disponível para remover profissionais do mercado de trabalho e sim para agregar suas formas de trabalhar. 

“A IA nos incentiva estudar, analisar e ponderar mais, uma vez que fatos e dados ficam disponíveis para todos de uma forma muito fácil e rápida. Nossa responsabilidade fica maior, pois precisamos avaliar, criticar, ponderar e concluir a respeito do conteúdo por ela gerado. Ou seja, acelera nossa pesquisa, mas não substitui nossa análise e opinião. O mundo está em constante evolução e não acompanhá-las, com certeza significa perder oportunidades, tempo e dinheiro”, finaliza ela. 

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade