Iniciativa oferece 100 bolsas em tecnologia e idiomas para estudantes de periferia

Com 82% das empresas ampliando equipes, projeto prepara jovens de quebrada para o mercado de tecnologia, que só cresce

11 nov 2025 - 19h24
Resumo
A iniciativa Jogga e Aprende, da Mais1Code e parceiros, oferece 100 bolsas em programação, IA e inglês para jovens de 14 a 20 anos ligados a projetos esportivos. As aulas podem ser presenciais ou online e duram de 3 a 6 meses.
Profissões ligadas à tecnologia atraem grande número de jovens, mas domínio de língua inglesa é fundamental.
Profissões ligadas à tecnologia atraem grande número de jovens, mas domínio de língua inglesa é fundamental.
Foto: Marcelo Camargo/AB

Com o propósito de conectar o universo dos esportes à educação tecnológica, iniciativa da Mais1Code e parceiros disponibiliza 100 bolsas de estudos para jovens periféricos de 14 a 20 anos cadastrados em programas esportivos.

A iniciativa dá acesso a cursos de programação e desenvolvimento web aplicado à IA, além de aulas de inglês; São formações que preparam para o mercado digital e fortalecem habilidades essenciais como lógica, criatividade e pensamento crítico.

Publicidade

Organizações esportivas que tiverem interesse em fazer parte do projeto também podem se inscrever pelo site. O formato das aulas, presenciais ou à distância, dependem da estrutura oferecida pelas instituições parceiras e podem durar de 3 a 6 meses

“Não se trata apenas de ensinar programação e incentivar a prática esportiva. Queremos abrir portas, criar oportunidades e mostrar que jovens de periferias também podem transformar suas realidades, construir carreiras de impacto e se tornarem protagonistas no mundo tech", completa Diogo Bezerra, da Mais1Code.

O futuro no mercado de trabalho de tecnologia

De acordo com pesquisa inédita da Brasscom, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, 82% das empresas de tecnologia planejam ampliar suas equipes nos próximos dois anos. Dessas, 46% pretendem direcionar as novas vagas para profissionais juniores, como estagiários, aprendizes e iniciantes de carreira.

O levantamento reforça a demanda crescente por qualificação técnica e programas de formação voltados à inserção de jovens no mercado de tecnologia. 

Publicidade

Seiscentas vagas foram oferecidas em parceria com a Unicef. Com o sucesso da iniciativa, o programa acaba de abrir mais 100 vagas. “Essas formações preparam para o mercado digital e fortalecem habilidades essenciais como lógica, criatividade e pensamento crítico”, explicou Tauan Matos, um dos fundadores da Mais1Code. 

O projeto Jogga e Aprende é uma parceria da Mais1Code, ONG que oferece formação tecnológica; da PLT4Way, escola de idiomas; e da FilmaEu, produtora audiovisual. As inscrições para as bolsas podem ser feitas AQUI.

Fonte: Visão do Corre
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações