"Lembre-se de recitar o Rosário todos os dias." Esse era o conselho de Carlo Acutis, o padroeiro da internet, que é celebrado no mesmo dia em que se homenageia Nossa Senhora Aparecida. O lema refletia a devoção do santo à Virgem Maria. A fé na mãe de Jesus, no entanto, é apenas um dos elementos que fortalecem a profunda conexão entre eles.
Relação entre Carlo Acutis e Nossa Senhora
Desde a infância, o jovem londrino demonstrou interesse pelos valores da Igreja Católica. Acutis, contudo, tinha um apreço especial pela Virgem Maria. Em entrevista ao canal 'Aleteia', a mãe do santo, Antonia Acutis, contou que ele costumava afirmar que a santa era a única mulher de sua vida.
Além disso, de acordo com relatos de familiares, quando visitava santuários, Carlo fazia questão não somente de cumprimentar o Senhor, como a Nossa Senhora. Ele também tinha o hábito de deixar flores aos pés das imagens marianas e usar sempre um escapulário, que ganhou aos sete anos de idade.
O santo manteve-se ligado à mãe de Jesus ao longo de toda a vida, mas principalmente no dia de sua morte, 12 de outubro de 2006, data em que se celebra a memória da padroeira do Brasil. E a união entre os seres religiosos ainda permaneceu mesmo após o falecimento do menino. Isso porque seu primeiro milagre reconhecido ocorreu também em um 12 de outubro, em 2020, em uma capela de Campo Grande dedicada à santa.
Oração para o santo
"Ó Deus, nosso Pai, obrigado por nos dar Carlo, modelo de vida para os jovens, e mensagem de amor para todos. Você fez com que ele se apaixonasse por seu filho Jesus, fazendo da Eucaristia sua 'estrada para o céu'. Tu lhe deste Maria, como mãe amadíssima, e fizeste dele com o Rosário um cantor de sua ternura. Aceita sua oração por nós. Ele olha especialmente para os pobres, a quem ele amou e ajudou. Concede também a mim, por sua intercessão, a graça de que preciso (faça seu pedido por intercessão de Carlo Acutis) E torna plena a nossa alegria, colocando Carlo entre os santos da tua igreja universal, para que o seu sorriso resplandeça ainda para nós para a glória do teu nome. Amém".