A conexão entre o intestino e o cérebro é um fator já conhecido e constantemente explorado por cientistas. Um estudo publicado neste ano na revista científica Pharmaceuticals, inclusive, identificou uma relação entre o equilíbrio da microbiota intestinal, a partir do consumo de probióticos, conhecidas como bactérias boas, e a redução de sintomas de ansiedade, principalmente em pessoas que fazem uso de antidepressivos.
Controle a ansiedade pelo intestino
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) utilizaram um simulador do intestino humano, chamado SHIME®, para entender os efeitos dos microrganismos no bem-estar emocional. A tecnologia, com as informações necessárias, é capaz de recriar artificialmente os processos que ocorrem nesse sistema. Para isso, então, foram utilizadas amostras fecais de quatro adultos tratados com inibidores de serotonina.
Em seguida, o estudo projetou a suplementação, por 14 dias, com bactérias probióticas. Dessa forma, os estudiosos identificaram que as cepas Lactobacillus helveticus R0052 e Bifidobacterium longum R0175 reduziram inflamações e equilibraram a microbiota. Como consequência, houve diminuição dos sintomas ansiosos.
Esses resultados evidenciam o potencial dos microrganismos, presentes não somente em suplementos, como em alimentos fermentados, para a saúde mental. Entretanto, de acordo com os especialistas, ainda são necessários testes clínicos para validar as descobertas. Por isso, a recomendação atual é prosseguir com os tratamentos tradicionais, a menos que um profissional de saúde indique a combinação com probióticos.
3 sinais do intestino que denunciam a ansiedade
Pesquisas recentes têm mostrado que o intestino é o nosso segundo cérebro, e os motivos são muitos. Mas um deles é a produção de neurotransmissores, que, segundo o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Rodrigo Barbosa, acontece neste órgão. "Isso significa que alterações emocionais podem afetar diretamente sua função — e o contrário também é verdadeiro: desequilíbrios no intestino impactam o humor e a saúde mental", explica. Dessa forma, a ansiedade e o estresse podem ser alertados por sinais do intestino. Confira a matéria completa.