Já se passaram 30 anos que o Brasil parou, chocado, para ouvir as histórias do mais famoso episódio de ufologia do país: o ET de Varginha.
Para celebrar o caso, que em 2026 completa três décadas, a TV Globo exibe a série documental inédita 'O Mistério de Varginha', entre os dias 6 e 8 de janeiro.
A produção em parceria com a afiliada EPTV revisita em três episódios o caso que transformou a cidade de Varginha, em Minas Gerais, e traz depoimentos e materiais exclusivos que reacendem a relevância histórica, sociocultural e investigativa do fenômeno.
A série revela ainda depoimentos inéditos de militares, além de documentos e áudios nunca exibidos, e novos relatos de moradores mostrando que, para muitos, o mistério continua "escondido nos céus de Varginha".
ET de Varginha
Em janeiro de 1996, moradores do município de Varginha, a 314 km de Belo Horizonte, relataram o avistamento e uma suposta captura de uma criatura extraterrestre com pernas, braços, chifres e pele marrom.
Dali para frente, Varginha virou endereço de teorias sobre OVNIs e experimentos alienígenas. Desde 2023, o Caso Varginha vem recebendo estudos para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial.
Entre as pessoas entrevistas para o documentário estão Kátia, Liliane e Valquíria, as "três meninas do ET", que afirmam ter visto uma criatura estranha em um terreno baldio, episódio que mudaria para sempre suas trajetórias e a história de Varginha.
Outro personagem da série é Ubirajara Rodrigues, o primeiro ufólogo a investigar o caso — e que, anos depois, chocou a comunidade ao declarar que a criatura nunca existiu.
Já Vitorio Pacaccini, segundo investigador do caso, mantém até hoje sua convicção sobre a existência e uma suposta captura extraterrestre.