Oferecimento

Suplemento alimentar: conheça 4 curiosidades sobre o ômega 3

Além da versão como suplemento, o ômega 3 pode ser encontrado em peixes, sementes e oleaginosas.

20 fev 2026 - 19h36

Confira os benefícios do ômega 3, suplemento alimentar que auxilia bem mais do que somente a saúde do coração

Apesar de ser um dos suplementos em cápsulas mais populares do mercado, o ômega 3 também é um dos mais cercados por informações equivocadas. Uma delas é a ideia de que seu uso é restrito à terceira idade. A outra informação é mais incompleta do que equivocada: ao contrário do que muita gente imagina, esse suplemento não serve apenas para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Pessoas que treinam com regularidade encontram no suplemento um aliado de peso: ativo na recuperação muscular
Pessoas que treinam com regularidade encontram no suplemento um aliado de peso: ativo na recuperação muscular
Foto: FreePik / Revista Malu

Presente naturalmente em peixes, sementes e oleaginosas, como nozes e castanhas-do-pará, o ômega 3 é composto pelos ácidos graxos EPA e DHA. Esses ácidos são responsáveis por diversas funções no organismo, como saúde cerebral e também ocular. Como o corpo humano não consegue produzi-los em quantidades suficientes, a ingestão por meio da alimentação ou suplementação pode ser necessária.

Publicidade

"O ômega 3 em forma de suplemento pode contribuir para o controle de processos inflamatórios, função muscular e equilíbrio metabólico. Por isso, seu uso não se restringe a uma faixa etária específica", afirma a nutricionista da Soldiers Nutrition, Sandra Regina Garcia. Ela endossa que o suplemento pode ser um aliado na rotina de pessoas que praticam atividades físicas regularmente.

Com o aumento da busca por hábitos mais saudáveis e por suplementos que apoiem a performance física e mental, é importante entender quais as vantagens de cada nutriente. Conheça quatro curiosidades sobre o ômega 3:

1 - Não serve só para a terceira idade

Além do público idoso, jovens e adultos fisicamente ativos também podem se impactados pelos efeitos positivos do ômega 3, desde que com orientação profissional. "No público mais jovem, o ômega 3 auxilia no desempenho mental, contribui para a saúde metabólica e a performance física", ressalta a especialista. Assim, quem mantém uma rotina ativa de treinos pode se beneficiar do produto.

2 - Não favorece apenas a saúde cardiovascular

De fato, uma das principais indicações do ômega 3 é a saúde cardiovascular, mas suas vantagens não se limitam a isso. O nutriente também ajuda no equilíbrio dos níveis de triglicerídeos, pode contribuir para a melhora da circulação sanguínea e otimizar a elasticidade dos vasos, o que equilibra o metabolismo e reduz os processos inflamatórios. "Existem estudos que associam seu consumo à melhora da memória, da concentração e do humor", destaca a nutricionista.

Publicidade

3 - É importante para a recuperação muscular

Quem treina com regularidade pode encontrar no ômega 3 um aliado para a recuperação muscular. A ação anti-inflamatória desse suplemento previne as microinflamações causadas pelos exercícios, o que pode diminuir as dores musculares no pós-treino e promover um retorno mais rápido aos estímulos físicos. Além disso, o consumo regular do nutriente também está associado à melhora da função muscular, da resistência e da preservação da massa magra, favorecendo tanto atletas quanto pessoas que treinam regularmente.

4 - Nem todo ômega 3 é igual

Nem todos os suplementos oferecem a mesma quantidade e qualidade de ômega 3 disponível para absorção pelo organismo. Por isso, é importante estar atento à concentração de EPA e DHA, além dos selos de pureza e procedência da matéria-prima. "Enquanto o EPA está mais relacionado à ação anti-inflamatória e à saúde cardiovascular, o DHA atua na estrutura do cérebro, da visão e do sistema nervoso", reforça a profissional. O ideal é consultar um médico ou nutricionista antes de incluir o ômega 3 na rotina.

Edição: Fernanda Villas Bôas

Revista Malu
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações