Após famosas como a atriz Lisa e a modelo Naomi Campbell serem flagradas utilizando sementes auriculares, o método passou a se popularizar. Parte de uma vertente não invasiva da acupuntura, a técnica, chamada de auriculoterapia, consiste em estimular pontos específicos da orelha para auxiliar no controle de problemas mentais, como a ansiedade, e promover o bem-estar emocional.
Tratamento alternativo contra a ansiedade
Em entrevista ao 'New York Times', a acupunturista Sandra Chiu explicou que, segundo a medicina tradicional chinesa, "cada órgão, membro e região do corpo tem uma zona correspondente na orelha". Dessa forma, o posicionamento de sementes de mostarda em áreas específicas desse órgão sensorial permite acessar o sistema nervoso. Como resultado, então, o método reduz a atividade de regiões cerebrais associadas ao estresse e à ansiedade.
Ademais, a técnica estimula a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, o que favorece o bem-estar mental a partir do equilíbrio energético. Por isso, conforme aponta o especialista Gabriel Lopes no site do Instituto Sapata, costuma ser recomendada tanto isoladamente ou como complemento a outras abordagens terapêuticas, a fim de reduzir sintomas ansiosos e proporcionar alivio.
Ele ressalta que o método também ajuda a combater a agitação, a insônia e a tensão, garantindo a qualidade do sono. Além disso, se destaca por atuar no tratamento da dependência. Para isso, portanto, os profissionais aplicam as sementes na região da orelha com o auxílio de adesivos e indicam deixá-las no local por até sete dias. Após esse período, já é possível observar mudanças significativas no humor, na disposição e até na saúde física.
"A orelha é um microcosmo do organismo, com pontos reflexos que correspondem a diferentes partes e sistemas do corpo. Ao estimular essas áreas, seja com agulhas, sementes ou esferas, a auriculoterapia para ansiedade busca melhorar o funcionamento físico e emocional do paciente", esclareceu Lopes.