Aristóteles dizia que "a felicidade depende de nós mesmos", porque é uma escolha. E embora seja verdade que parte da culpa de sermos felizes ou não depende de como encaramos as nossas vidas, também é verdade que há momentos em que a felicidade não parece a escolha mais fácil.
Embora seja um estado subjetivo que cada pessoa vivência de forma diferente, há três coisas que as pessoas felizes têm em comum, segundo a Harvard Health Publishing. São estratégias físicas e emocionais tão simples que qualquer pessoa pode colocá-las em prática hoje.
1. Desfrutar conscientemente dos pequenos prazeres da vida
O som do café sendo servido. O cheiro de uma laranja que foi descascada com as mãos. Uma vela acesa. A passagem de um livro. Mandar um WhatsApp para sua mãe. Um longo abraço. O ronronar do seu gato. A alegria de um cachorro que você vê passar na rua. A risada do seu vizinho. Um biscoito. Esses são alguns dos segredos de felicidade que todos nós temos todos os dias.
Ao nos sintonizarmos conscientemente com experiências agradáveis e rotineiras, podemos transformar um momento que, de outra forma, passaria despercebido. Segundo um estudo publicado na Nature Human Behavior, valorizar as experiências de vida, também chamada de apreciação experiencial, nos deixa mais felizes. E isso acontece até nos relacionamentos. Uma pesquisa descobriu que os casais que celebram pequenas coisas regularmente têm laços mais fortes e mais felizes.
...
Veja também
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Antidepressivos: para que servem, tipos e efeitos colaterais
O que significa quando alguém está sempre com o celular no modo silencioso, segundo a psicologia