Patrocínio

Pare de fumar e veja os efeitos positivos nos dentes

O tabagismo, além de afetar a saúde do corpo, afeta as células da mucosa da boca

4 ago 2021 - 10h00
Foto: Pexels

O tabagismo, além de afetar a saúde do corpo, afeta as células da mucosa da boca, diminuindo sua a capacidade de defesa e deixando-a mais sujeita à ação de agentes agressores. Com isso, a cavidade oral fica mais suscetível a doenças periodontais e até mesmo o câncer bucal.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. Na fumaça do cigarro podem ser identificadas cerca de 4.700 substâncias tóxicas, das quais, pelo menos, 40 são cancerígenas.

Publicidade

A gente sabe o quanto é difícil abandonar o hábito de fumar mas, acredite, vale a pena, principalmente no que diz respeito à sua saúde bucal. Isso por que o tabaco pode causar retração gengival que, ao expor as raízes dos dentes, aumenta o risco de desenvolver sensibilidade ao frio e calor ou cárie dentária. Além disso, o fumo pode levar à perda total de um dente, inviabilizar a colocação de um implante dentário e, ainda, prejudicar o resultado de cirurgias orais.

As substâncias presentes no cigarro diminuem o fluxo salivar, o que causa halitose e compromete a higiene fisiológica do próprio organismo, além de deixar manchas acastanhadas nos dentes. E os problemas não param por aí: o fumo causa alterações no olfato e no paladar, pois atrofia as papilas gustativas do dorso da língua, o que prejudica a capacidade de sentir o gosto dos alimentos, especialmente comidas salgadas.

Agora que você já conhece os malefícios do cigarro, que tal buscar ajuda para parar de fumar? Em apenas dias seu corpo já sente os efeitos positivos da ausência do fumo. A longo prazo, é possível levar uma vida idêntica a de uma pessoa que nunca fumou. Procure um médico e um dentista para saber as opções de tratamento. Seu sorriso e sua saúde agradecem. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações