Patrocínio

Adote esses hábitos e tenha uma boca saudável por toda vida

Caso você esteja negligenciando o cuidado com a sua boca, saiba que 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias no Brasil

26 jul 2021 - 10h00
Foto: Pexels

A saúde do corpo também passa pela saúde bucal, então nada mais apropriado do que cuidar da boca e dos dentes da mesma forma que cuidamos de nós mesmos. No entanto, a gente sabe que, muitas vezes, não dispensamos o mesmo carinho ao nosso cartão de visitas.

Caso você esteja negligenciando o cuidado com a sua boca, saiba que 39 milhões de pessoas, entre 25 e 44 anos, usam próteses dentárias no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa ainda revela que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. Surpreendente, não?

Publicidade

Para que você não entre nessa triste estatística, separamos algumas dicas para manter o sorriso em dia e ter uma boca saudável. Veja abaixo:

Escovar os dentes ao acordar

A higiene bucal logo no início da manhã é muito importante para a saúde bucal, pois elimina todos os resíduos que acumularam na boca durante o período do sono, quando produzimos menos saliva. Portanto, não se esqueça: após o desjejum,  escove os dentes com carinho e não se esqueça da língua.

Nunca vá para a cama sem escovar os dentes

Publicidade

Por mais que bata a preguiça às vezes, nunca, em hipótese alguma, vá dormir sem fazer a higiene bucal, que envolve usar fio dental, escovar os dentes e, caso seu dentista tenha recomendado, enxaguante bucal.

Use fio dental todos os dias

Você pode não ver, mas o espaço entre seus dentes pode acumular muita sujeira O uso do fio dental evita propagação da placa bacteriana e, ainda pior, do tártaro. Ambos os casos são muito prejudiciais para a saúde bucal e podem acarretar, inclusive, na perda dos dentes.

Troque a escova a cada três meses

Por mais que a escova aparente estar em bom estado, é fundamental que ela seja substituída a cada três meses. Isso porque uma escova de dentes velha perde a sua eficácia e, como consequência, acaba por não higienizar devidamente a arcada dentária.

Tenha uma boa alimentação

Publicidade

Essa regra vale para a vida! Uma boa alimentação, sem excesso de açúcar e alimentos ultraprocessados, impacta positivamente na saúde do corpo e da boca. Seu sorriso agradece.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações