Patrocínio

Alimentos veganos que são bons para os dentes

A dieta vegana é positiva em vários sentidos e tem ganhado muitos adeptos ao longo dos anos

21 jul 2021 - 10h00
Foto: Pexels

A dieta vegana é positiva em vários sentidos e tem ganhado muitos adeptos ao longo dos anos. Seja por questões relacionadas à saúde, seja por escolhas ideológicas, o consumo reduzido de carnes também é benéfico para o meio ambiente e, ainda, para a saúde bucal.

Alguns alimentos, como amêndoas, folhas verdes, batata doce, cenoura, espinafre, agrião, damasco e manga são extremamente importantes para a dieta vegana pois repõem as vitaminas no corpo que eventualmente podem faltar na ausência de carne e seus derivados e, ainda, fortalecem a saúde bucal como um todo.

Publicidade

Além disso, é fundamental que veganos e adeptos de dietas restritivas mantenham bons hábitos de higiene bucal, uma vez que, diante da possível deficiência de algumas vitaminas no corpo, as bactérias encontram ambiente propício para a proliferação.

A deficiência de vitamina B12, muito presente em peixes, por exemplo, pode vir a acontecer, propiciando o desenvolvimento de quadros de estomatite aftosa recorrente (aftas). Portanto, jamais inicie qualquer dieta sem antes consultar um nutricionista.

O que não pode faltar no prato?

Castanhas, sementes e frutas secas, com destaque para lentilhas, grãos-de-bico, soja, castanha de caju e ameixa, devem fazer parte do cardápio de uma pessoa vegana.

Publicidade

Para absorver cálcio, a indicação são soja, tofu, lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijões, além de batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua em flocos, lentilha, grão de bico, chia pistache, goiaba, couve e aspargos.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se