RJ tem 285 infectados pela covid-19 aguardando vaga em UTI

Enquanto hospitais de campanha não são inaugurados, única unidade com vagas disponíveis fica sobrecarregada

27 abr 2020 - 12h25
(atualizado às 12h39)

RIO - Com a rede estadual de Saúde saturada, o Rio já tem 285 infectados pelo coronavírus aguardando vaga em leitos de UTI. Enquanto os oito hospitais de campanha anunciados pelo governo ainda demoram a ser abertos, a única unidade destinada a vítimas da covid-19 que ainda tem camas de UTI disponíveis observou um crescimento significativo na ocupação de leitos ao longo do último fim de semana.

Rio tem 285 infectados pelo coronavírus aguardando vaga em UTI; na foto, o Hospital de Campanha Lagoa-Barra
Rio tem 285 infectados pelo coronavírus aguardando vaga em UTI; na foto, o Hospital de Campanha Lagoa-Barra
Foto: José Lucena / Futura Press

Na sexta-feira, 51% da UTI do Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, estavam ocupados; hoje, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a taxa é de 75% na unidade do Sul fluminense.

Publicidade

O governo abriu, no último sábado, as primeiras 30 vagas de um dos oito hospitais de campanha que estão sendo construídos, sendo apenas dez de UTI. A unidade fica no Leblon, na zona sul, e foi a única cujas obras foram entregues dentro do prazo estipulado pelo Palácio Guanabara (30 de abril). E o fez de modo reduzido.

As demais unidades, incluindo a principal delas, no Maracanã, só vão ser abertas em maio. Construído no estádio de atletismo Célio de Barros, que pertence ao complexo esportivo em que fica o palco mais famoso do futebol brasileiro, o maior hospital de campanha do Estado terá 400 leitos, divididos igualmente entre UTI e enfermaria.

Sobre a falta de vagas de UTI na rede estadual, a secretaria de Saúde diz que "há rotativa de vagas ocasionadas por altas, óbitos, além de reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico."

Desde meados da semana passada, não há mais vagas nas UTIs dos hospitais estaduais da capital fluminense. Atualmente, 919 pessoas estão internadas com a covid na cidade, sendo 315 em UTI – ou seja, o número de pessoas na fila já é quase igual ao de internados.

Publicidade

"A Secretaria Estadual de Saúde informa que, até o momento, 521 novos leitos exclusivos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid foram abertos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Desse total, 256 são UTIs e 265 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 137 leitos para o tratamento da Covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais", aponta o governo.

No balanço total da rede estadual, a ocupação dos leitos de UTI está em 81%; de enfermaria, 70%. O Rio tem 7.111 casos confirmados da doença, com 645 mortes.

Veja também:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus
Video Player
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações