Raspador de língua: como usar e benefícios

A raspagem da língua ajuda a remover detritos, bactérias e células mortas e pode ter outros benefícios, incluindo melhorar o paladar

11 abr 2024 - 09h21
(atualizado às 21h49)

O raspador de língua é um objeto que ajuda, de maneira rápida, a remover partículas extras - incluindo aquelas que causam mau hálito - da superfície da língua. Embora nenhuma raspagem possa substituir uma boa escovação dos dentes, seus benefícios motivam muitos a adicionar essa etapa extra às suas rotinas matinais e noturnas.

Você faz essa etapa da sua higiene?
Você faz essa etapa da sua higiene?
Foto: Alva Personal Care/Divulgação / Boa Forma

Benefícios do raspador de língua

Detritos, bactérias e células mortas podem se acumular na língua com o tempo. Isso pode causar mau hálito e ter um impacto negativo na saúde bucal geral.

Publicidade

Usar um raspador de língua pode ajudar a remover esse acúmulo, bem como:

Melhora o seu paladar.

Pesquisas mais antigas sugerem que usar um raspador de língua duas vezes ao dia pode melhorar o paladar. Sua língua poderá distinguir melhor entre sensações amargas, doces, salgadas e azedas.

Melhora a aparência da sua língua.

Publicidade

O acúmulo de detritos em excesso pode fazer com que sua língua adquira uma aparência branca e revestida. A raspagem diária pode ajudar a remover esse revestimento e evitar que ele retorne.

Remove bactérias.

Pesquisadores em um estudo de 2005 descobriram que o uso de um raspador de língua duas vezes ao dia durante sete dias reduziu a incidência geral de estreptococos Mutans e bactérias Lactobacilli na boca. Esses tipos de bactérias são conhecidos por causar mau hálito e cáries dentárias.

Melhora a saúde geral.

A remoção de bactérias é fundamental para prevenir cáries, doenças gengivais e outras condições que afetam a boca. A raspagem da língua pode ajudar a eliminar essas bactérias da boca, melhorando a aparência e a sensação geral da sua língua.

Reduz o mau hálito.

Publicidade

Embora a raspagem da língua não possa substituir a escovação dos dentes, a raspagem pode fazer algumas coisas melhor. Os pesquisadores de um estudo de 2004 descobriram que a raspagem é mais eficaz do que a escovação na remoção de bactérias causadoras de odores.

Raspador de língua e mau hálito

Um equívoco comum sobre a raspagem da língua é que ela oferece benefícios prolongados na redução do mau hálito. Embora a raspagem possa ajudar a eliminar o mau hálito, a consistência é fundamental.

Por exemplo, usar um raspador de língua pela manhã não impedirá o desenvolvimento de mau hálito no final do dia. As bactérias se acumulam à medida que você come e bebe, por isso, se estiver preocupado com o mau hálito, precisará raspar após cada refeição.

No mínimo, raspe a língua ao escovar os dentes. Isso ajudará a prevenir o acúmulo de longo prazo associado ao mau hálito grave.

Raspador de língua X escova de dente

Você pode até escovar sua língua com a própria escova de dentes, mas os resultados de um estudo de 2004 mostram que os raspadores de língua removem 30% mais compostos voláteis de enxofre da língua do que uma escova de cerdas macias.

Publicidade

Embora limpar a língua com uma escova de dentes seja melhor do que não limpá-la, usar um raspador de língua é mais eficaz.

Como usar o raspador de língua

  1. Fique na frente de um espelho, abra a boca e mostre a língua.
  2. Coloque delicadamente a extremidade arredondada do raspador de língua na parte de trás da língua.
  3. Se você está preocupado com engasgos, pode ser útil começar pelo meio da língua. Você pode começar gradualmente mais para trás à medida que se acostuma a raspar.
  4. Toque suavemente o raspador em sua língua. Puxe-o lentamente para frente, em direção à ponta da língua. Você nunca deve empurrar o raspador da ponta da língua para trás. Sempre vá da parte de trás da língua até a ponta.
  5. Repita até raspar toda a superfície da língua. Geralmente, um ou dois arranhões na mesma área são suficientes.
  6. Lave o raspador de língua com água morna e sabão, seque e guarde em local limpo e seco.

Todo o processo geralmente leva menos de dois minutos. Repita conforme necessário ao longo do dia.

[abril_afiliado_single titulo="Compre%20o%20seu" image="111835" grupo0loja="Alva Personal Care" grupo0url="https://amzn.to/3xDjGDe" grupo0valor="46,90" /]

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se