Porto Rico declara emergência de saúde pública para combater o zika

5 fev 2016 - 14h42

Porto Rico declarou nesta sexta-feira emergência de saúde pública vinculada ao vírus do Zika, do qual já foram confirmados 22 casos na ilha, entre eles o de uma mulher grávida e o de um homem que foi diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barre.

"Hoje assinei uma ordem executiva para decretar uma emergência de saúde pública por causa do vírus do zika, de modo que a Agência Estatal para Manejo de Emergências e Administração de Desastres vai liderar os esforços das diferentes agências para combatê-lo", anunciou o governador de Porto Rico, Alejandro García Padilla

Publicidade

O primeiro caso de zika na ilha foi confirmado em dezembro do ano passado e até o momento já aconteceram 22 casos, disse Padilla em entrevista coletiva.

Ele disse que Porto Rico vai se fixar em como se está administrando o combate deste vírus em outros países mais afetados, como Brasil e Colômbia.

O governo porto-riquenho também contará com a ajuda do setor privado e foi disponibilizado o número de telefone 311 para obter informação, assim como para denunciar a existência de criadouros de mosquitos, responsáveis pela transmissão do zika, assim como da dengue e da chicungunha.

"O vírus do zika é transmitido igual que o da dengue e é tão difícil de prever como o da dengue, por isso que é necessária a atenção da população. Se todas as gestões do governo forem feitas de forma perfeita, mas os cidadãos e o setor privado não fizer sua parte, não atingiremos o objetivo", advertiu Padilla.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações