Musculação aumenta testosterona? Entenda os efeitos da prática

Atividade física melhora o funcionamento do corpo e eleva o bem-estar

23 mar 2024 - 17h03

A musculação é o tipo de exercício que ajuda a quem quer ficar sarado, ou seja, qualquer orientação é aceita para obtenção de resultados expressivos. No entanto, os seus benefícios ainda são questionados principalmente por quem é iniciante. Sendo assim, gera uma dúvida: a musculação aumenta a testosterona?

Musculação aumenta a testosterona
Musculação aumenta a testosterona
Foto: Shutterstock / Sport Life

Musculação aumenta testosterona

"Sim. A musculação se praticada dentro de um volume e carga adequados com progressão gradual tende a aumentar a resposta e produção da testosterona. Isso decorre de diversos mecanismos como estímulo mecânico do treino com aumento da resposta endócrina, aumento de massa muscular e redução de gordura corporal. O contrário também é válido. Sedentários possuem menor produção de testosterona se comparados com indivíduos ativos fisicamente", garantiu em entrevista exclusiva para o Sport Life a médica especialista em ultrassonografia Dra. Paula Peres.

Publicidade

Nesse sentido, a doutora também afirmou que o tipo de exercício também influencia nesse acréscimo de testosterona, isto é, quanto maior e numeroso os grupamentos musculares exercitados, em tese é maior o estímulo e resposta adaptativa.

O que não há definição é sobre os efeitos da musculação no corpo masculino, o que depende da condição física de um indivíduo. Porém, a Paula deu uma resposta sobre esse questionamento.

"(Os efeitos da musculação no corpo masculino) Isso pode variar de acordo com idade, tipo, frequência de treino, aporte nutricional, uso de medicações e recuperação adequada. No geral, a resposta em força muscular é mais rápida que a hipertrofia. Uma a quatro semanas no primeiro e seis a 12 semanas no segundo", pontuou a médica.

Outras orientações para relação da musculação com a testosterona

Só tem sorte quem treina? No pain no gain? Acalme-se! Assim como tudo na vida, o excesso faz mal e esqueça o overtraining ainda mais quando se trata desse objetivo. A sua saúde o agradecerá caso você respeite os seus limites.

Publicidade

"Condições clínicas como overreaching não funcional e overtraining podem levar a alterações endócrinas deletérias, com supressão de testosterona e da resposta adaptativa adequada ao treinamento", advertiu Paula.

Os exercícios multiarticulares como remada, agachamento, supino estão entre os indicados. A especialista ainda respondeu se o treino de perna é capaz de "turbinar" a testosterona.

"Os membros inferiores compõem grandes grupamentos musculares, com estímulo metabólico e tensional de grande magnitude quando exercitados podendo acarretar em uma maior resposta endócrina", detalhou.

Qual é a carga de treinamento indicada para musculação aumentar a testosterona?

"A carga e volume de treino adequados variam conforme o objetivo e nível de treinamento prévios. São indicados no mínimo três sessões semanais com treinamento de grandes grupos musculares. No geral, não há um limite máximo contanto que se respeite a progressão adequada. Em média, não ultrapasse 5 a 10% a cada semana e que se monitore a resposta através de composição corporal, exames laboratoriais, cargas e repetições realizadas", concluiu a Dra. Paula Peres.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se