Amy Louise Leonard, maquiadora de 20 anos de idade, ficou três semanas sem andar e morreu após se drogar inalando balões de óxido nitroso, conhecido como o “gás do riso”. O caso aconteceu em Grande Manchester, na Inglaterra. As informações são da revista People.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Eu só quero falar sobre balões e o que eles estão fazendo com o seu corpo. Eles podem matar de fome seu cérebro de oxigênio, causar tonturas, apagões e acidentes, levar a danos nos nervos a longo prazo com o uso repetido, colocar séria pressão sobre seu coração e pulmões”, escreveu a jovem em um post no Facebook em 30 de setembro, na sua última publicação nas redes sociais. Ela faleceu no dia 2 de outubro.
O óxido nitroso não é, em si, uma droga. A substância é usada, por exemplo, com supervisão por médicos como forma de sedação. Mas, por causar euforia quando inalado – o que levou ao seu apelido, de gás do riso –, há quem o use para outros fins.
No caso de Amy, o uso do gás a fez desenvolver coágulos de sangue fatais em seu coração e pulmões.
Em relato antes de morrer, ela chegou a compartilhar que seu sistema nervoso estava falhando, a impedindo de se locomover dentro do hospital onde estava internada. Ela aproveitou o momento, ainda, para deixar um recado a quem também faz uso do gás: “Você pode acabar como eu”.