Maiara fala sobre alopecia e queda de cabelo; entenda o que é a condição

3 fev 2026 - 16h23
(atualizado às 16h38)
A cantora Maiara fala sobre alopecia
A cantora Maiara fala sobre alopecia
Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Maiara, que forma dupla com Maraisa, compartilhou em suas redes sociais nesta segunda-feira (2) o impacto da alopecia androgenética em sua autoestima. Sem o uso de lace, ela revelou como a queda progressiva dos fios, agravada por alguns métodos utilizados, afetou sua relação com a própria imagem.

"O meu cabelo foi caindo, foi quebrando com alguns métodos e algumas formas que usei. Eu cheguei num ponto onde eu já não tinha mais cabelo. O bulbo não tinha mais em alguns lugares. Eu não conseguia ligar a luz, não queria olhar no espelho. Não queria ver ninguém", relatou Maiara.

Publicidade

Com o tratamento adequado, entretanto, a cantora comemorou os resultados obtidos: "Tenho 38 anos e estou com o meu cabelo dos meus cinco anos de idade. Isso para mim é uma grande vitória”, celebrou.

O que é alopecia androgenética

Embora seja frequentemente associada aos homens, a alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície, também acomete mulheres e pode causar grande impacto emocional. "A alopecia androgenética é uma condição que gera um grande impacto emocional nas mulheres. Existem vários graus da doença e a exposição do couro cabeludo é determinada pela gravidade, mas a mulher raramente fica com a careca lisa e brilhante como a do homem", explica a médica Dra. Lilian Brasileiro.

De acordo com a especialista, nas mulheres a primeira impressão é de que o cabelo perdeu volume, deixou de crescer e se afinou. Progressivamente, a rarefação pode expor ou esboçar o couro cabeludo. "O cabelo ralo e fino é mais comum na parte superior da cabeça, na linha média do cabelo, mas também pode acometer a coroa de maneira difusa, sem provocar clareiras ou falhas circulares e bem definidas", detalha.

A Dra. Lilian ressalta que o ideal é buscar ajuda ao notar queda excessiva e áreas mais ‘vazias’. "No geral, após receber o diagnóstico, o tratamento geralmente é para toda vida e o objetivo é engrossar os cabelos finos, impedir que os fios que ainda estão saudáveis também se afinem e, principalmente, manter os folículos vivos", afirma.

Publicidade

Segundo o médico Dr. Marcelo Nogueira, a estratégia de tratamento é definida a partir do diagnóstico e pode envolver medicamentos tópicos ou orais. "Como o famoso Minoxidil, e suplementação de polivitamínicos e poliminerais, que atuam diretamente no calibre e sustentação do fio, promovendo aumento da densidade geral do cabelo", explica.

Simples Conteúdo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações