Leucemia mieloide em 'Vale Tudo'; entenda doença, sintomas e tratamento

Afonso Roitman, personagem de Humberto Carrão, foi diagnosticado com leucemia mieloide na trama

7 set 2025 - 04h59
Resumo
A novela *Vale Tudo* aborda a leucemia mieloide por meio do personagem Afonso Roitman, destacando sintomas, impactos e tratamentos como quimioterapia e transplante de medula óssea para lidar com a doença.
Afonso Roitman é diagnosticado com leucemia em 'Vale Tudo'
Afonso Roitman é diagnosticado com leucemia em 'Vale Tudo'
Foto: Reprodução/TV Globo

Afonso Roitman, interpretado por Humberto Carrão, emocionou o público da novela Vale Tudo na última semana ao descobrir o diagnóstico de leucemia mieloide. A doença é um tipo de câncer no sangue.

Na ficção, Afonso foi internado em um hospital para dar início ao seu tratamento com quimioterapia. Agora, o personagem, que também raspou o cabelo, aguarda os próximos passos para saber se o tratamento está sendo eficaz. 

Publicidade

A leucemia é um tipo de câncer no sangue que afeta as células sanguíneas, em especial, os leucócitos (glóbulos brancos). A doença ocorre quando a medula óssea passa a produzir células anormais que não funcionam corretamente e se multiplicam de forma descontrolada. As células doentes acabam destruindo as células saudáveis, o que prejudica a produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e leucócitos saudáveis. 

De acordo com Jorge Abissamra Filho, coordenador de oncologia do Hospital Santa Clara e especialista em Oncologia Clínica, os sintomas mais comuns da leucemia mieloide são fraqueza, cansaço, sangramentos, hematomas, febre sem causa aparente e perda de peso.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrou 10.810 novos casos de leucemia por ano entre 2020 e 2022. Cerca de 15% dos casos, de acordo com o órgão, são de Leucemia Mieloide Crônica (LMC) e a Leucemia Mieloide Aguda (LMA). A LMC afeta principalmente adultos com mais de 60 anos, enquanto a LMA é rara em pessoas abaixo de 45 anos, com a idade média dos pacientes sendo 68 anos. 

"O tratamento depende do tipo de leucemia (aguda, crônica, mieloide ou linfoide) e pode incluir quimioterapia como a principal forma de tratamento para destruir as células doentes", disse ao Terra. Na trama, o tipo de leucemia de Afonso Roitman ainda não foi revelado aos telespectadores. 

Publicidade

Entre outros tratamentos para leucemia estão:

  • Terapias alvo, como medicamentos que atacam alterações específicas das células tumorais;
  • Imunoterapia, que estimula o sistema imune a combater a doença;
  • Transplante de medula óssea (quando necessário, substitui a medula doente por uma saudável);
  • Radioterapia, usada em casos específicos.

No caso de Afonso, uma das soluções que será oferecida após a quimioterapia é o transplante de medula óssea. O tratamento consiste na substituição da medula óssea doente de um paciente por células-tronco saudáveis de um doador, que pode ser um parente próximo do paciente. 

Em cena que foi ao ar no último sábado, 30, o personagem de Humberto Carrão tem os cabelos raspados por Solange (Alice Wegmann), que também está esperando dois filhos do o herdeiro de Odete Roitman (Debora Bloch).

Segundo o especialista, os pacientes que realizam quimioterapia costumam raspar a cabeça porque, durante esse tipo de tratamento, os fios de cabelo caem como efeito colateral.

"Isso ocorre porque a quimioterapia não atinge apenas as células doentes, mas também células normais que se multiplicam rápido — como as do folículo capilar. Muitos pacientes preferem raspar a cabeça logo no início para lidar melhor com a queda e terem mais controle sobre a aparência", explicou.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações