Engravidar 15 anos após primeira menstruação traz benefícios

Às jovens com pressa de serem mães, um alerta: esperar 15 anos ou mais após a primeira menstruação para ter filho pode reduzir o risco de câncer de mama do tipo agressivo, o triplo-negativo, em até 60%. A descoberta é do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos. Os dados são da publicação Breast Cancer Research and Treatment.

De acordo com o estudo, ter filho 15 anos após a primeira menstruação pode reduzir o risco de câncer de mama
De acordo com o estudo, ter filho 15 anos após a primeira menstruação pode reduzir o risco de câncer de mama
Foto: Getty Images

Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram dados de quase duas mil mulheres do estado de Seattle, com idades entre 20 e 44 anos, sendo que 1.021 delas tinham histórico de câncer de mama.

Publicidade

O estudo também confirmou que a amamentação confere um efeito protetor contra a doença. No entanto, o mecanismo pelo qual a amamentação e o parto mais tardio diminuem a probabilidade desse tipo de câncer ainda não é claro.

Pesquisas anteriores mostraram que o risco do subtipo mais comum de câncer de mama, o ER-positivo, é menor em mulheres que tiveram uma gravidez completa e amamentaram. Acredita-se que as razões para isso sejam os hormônios da gravidez, que induzem certas mudanças na estrutura celular da mama que parecem tornar o tecido menos susceptível à doença.

Relativamente incomum, o triplo-negativo, por sua vez, não depende de hormônios como o estrogênio para crescer e se espalhar.

Publicidade
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se