Entenda a importância da doação do leite materno

21 mai 2019 - 06h49

O leite materno é extremamente importante para a saúde dos bebês. Por isso, a doação é fundamental para aumentar as chances das crianças prematuras se recuperarem, ajudando ainda na proteção contra infecções, diarreias e alergias.

No último dia 19 foi lançada a Campanha de Doação de Leite Materno, do Ministério da Saúde. O objetivo da ação é sensibilizar a todos sobre a importância do ato de solidariedade para ajudar crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em unidades neonatais e não podem ser alimentadas diretamente nos seios de suas mães.

Publicidade

Este ano, a campanha pretende contribuir para aumentar em 15% o volume de leite materno coletado, além de aumentar o número de doadoras. Para isso, é muito importante esclarecer algumas informações.

Quem pode doar?

Atualmente o Brasil conta com 225 bancos de leite humano, com uma média de 45 bancos de leite por macrorregião do país. Dependendo do peso do recém-nascido, apenas 1 ml é suficiente para nutri-lo a cada refeição.

Por isso, qualquer quantidade doada ajuda e muito. O pote não precisa estar cheio para ser levado para um banco de leite. Dessa forma, toda mulher que amamenta é uma possível doadora.

Publicidade

Benefícios

Cada pote com 300 ml de leite humano é responsável por ajudar até 10 recém-nascidos por dia. Com isso, esta é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno é capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis.

O ato é benéfico também para a saúde das mulheres. Afinal, o ato de amamentar promove a redução das chances de desenvolver câncer de mama, útero e ovário. Vale destacar que a doação não provoca falta de leite. Quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela irá produzir.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações