Medicos diagnosticam câncer de pulmão por exame de sangue

O diagnóstico pode ser realizado meses ou anos antes de outros exames mostrarem a presença de células tumorais

1 nov 2014 - 10h38
(atualizado às 12h32)
Foto: iStock

Uma equipe de pesquisadores franceses descobriu um sistema de detecção precoce do câncer de pulmão através de um simples exame de sangue, o que poderia antecipar o diagnóstico da doença em vários anos.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

Segundo comunicado do Centro Hospitalar Universitário de Nice, os pesquisadores demostraram em um estudo divulgado pela revista americana Plos One, que é possível detectar células cancerosas "sentinelas" nos pacientes com risco de desenvolver câncer de pulmão.

Dessa forma, o diagnóstico pode ser realizado meses ou inclusive anos antes de outros exames mostrarem a presença de células tumorais.

"Trata-se de um grande passo no campo da medicina moderna: preventivo, personalizado e não invasivo", ressalta o centro sobre o avanço apresentado pela equipe dirigida pelo professor Paul Hofman.

Publicidade

Estudos feitos com animais já tinham mostrado previamente que os tumores invasivos espalhavam pelo sangue células cancerosas desde o início de sua formação. Por isso, a oportunidade de detectar as "sentinelas" é considerado uma grande conquista para o diagnóstico precoce e o posterior tratamento da doença.

Até o momento, explica o comunicado, nenhum estudo tinha conseguido demonstrar essa possibilidade em humanos, por razões técnicas. São poucas as células circulantes (ou sentinelas) no sangue, muito heterôgenas e frágeis.

Apesar da descoberta, Hofman, em entrevista ao jornal Le Parisien, alerta que é preciso ser muito prudente com as esperanças que o estudo pode gerar.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações