Benefícios de treinar ouvindo música: distrai, melhora o humor e mais!

Profissional aponta como a música pode contribuir com o rendimento nas atividades físicas

28 mar 2024 - 14h33

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma tristeza enorme ao chegar na academia e perceber que esqueceu os fones de ouvido em casa. Não há como negar que treinar ouvindo música deixa tudo mais gostoso, mas você sabia que isso pode oferecer benefícios para sua rotina fitness?

Veja as vantagens em treinar ouvindo música
Veja as vantagens em treinar ouvindo música
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com Caique Ferreira, professor de aulas coletivas da Bio Ritmo, a música torna as atividades físicas prazerosas, sejam em grupo ou individuais. "Notamos como a música influencia a performance dos nossos clientes. A depender do som, eles se sentem mais motivados a continuar ou até aumentar a carga e a série."

Publicidade

Treinar escutando música pode melhorar significativamente a experiência do exercício, tornando-o mais agradável e motivador - além de ser cientificamente eficaz. Por isso, o profissional apontou alguns dos benefícios de ouvir música durante as atividades físicas. Confira!

Por que treinar ouvindo música?

Distração na percepção de esforço

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, praticar exercícios físicos ouvindo uma música que goste, ajuda a distrair o corpo da dor sofrida, devido aos estímulos sensoriais. Dessa forma, seu desempenho pode até aumentar, pois você consegue se concentrar mais no exercício do que nas sensações desagradáveis que podem causar, a princípio.

Melhora do humor e redução do estresse

Publicidade

A música por si só já tem o poder de alterar o estado emocional das pessoas, mas quando combinada com atividades físicas, podem evidenciar ainda mais esse sentimento de prazer e alegria. Em outra pesquisa feita também pela Universidade de Oxford, foi descoberto que treinar ouvindo seus gêneros musicais favoritos, elevam o nível de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar, evidenciando uma melhora no bom humor para realizar atividades físicas.

Auxilia no ritmo de treino

Outro benefício da música é no ritmo do treino. Um estudo de 2021 do Instituto pela Saúde e Esporte em Melbourne, Austrália, mostrou que músicas com ritmos mais rápidos de, em média, 120 bpm (batidas por minuto) são os que mais demonstraram benefícios entre os pesquisados. Ao aumentar as batidas, a intensidade subia também - junto com os resultados.

Aumenta a concentração

Em atividades como yoga ou musculação que exigem bastante concentração, ouvir trilhas sonoras também podem ajudar a focar mais nos exercícios, bloqueando distrações externas e outros barulhos que poderiam atrapalhar.

A experiência prática de Caique reforça a teoria: "Em práticas como yoga e aulas de dança, notamos como a música ideal é importante para o aluno entrar em foco. Respectivamente, sons relaxantes, da natureza, pois combinam mais com o momento do encontro entre o corpo, a mente e a respiração; e músicas rápidas, intensas, em que a coreografia acompanha a batida", finaliza.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações