Adolescente com 'síndrome de Rapunzel' tem bola gigante de cabelo removida do estômago

Quadro foi constatado após a paciente se queixar de dor abdominal, apresentar vômito constante e não conseguir fazer ingestão oral

25 set 2025 - 23h14
(atualizado às 23h40)
Resumo
Adolescente de 17 anos com 'síndrome de Rapunzel' teve uma bola gigante de cabelo removida do estômago em cirurgia após apresentar dor abdominal e vômitos; caso foi publicado por periódico científico.
Adolescente diagnosticada com 'síndrome de Rapunzel' tem bola gigante de cabelo removida do estômago
Adolescente diagnosticada com 'síndrome de Rapunzel' tem bola gigante de cabelo removida do estômago
Foto: Divulgação

Um caso extremo de 'síndrome de Rapunzel' virou artigo científico após uma adolescente de 17 anos ser submetida a cirurgia para a remoção de uma bola gigante de cabelo de seu estômago. O procedimento, realizado por especialistas da Arábia Saudita e Egito, foi publicado no periódico científico Journal of Surgical Case Reports, da Universidade de Oxford, da Inglaterra.  

De acordo com a publicação, a jovem deu entrada no hospital com queixas de dor abdominal, vômitos frequentes e intolerância à ingestão oral.

Publicidade

Aos médicos, os responsáveis pela adolescente relataram que ela tinha histórico de pica, um transtorno alimentar em que o paciente tem compulsão por ingerir substâncias que não são alimentos -- no caso da jovem, cabelo. 

Durante os exames, os médicos constataram que a paciente tinha o abdômen inchado e firme ao toque, com uma massa grande e palpável na região do quadril. Uma tomografia revelou que a massa composta por cabelo, chamada de tricobezoar, ocupava todo o estômago e parte do duodeno da jovem. 

"Tentativas de remoção por endoscopia não funcionaram devido ao tamanho e extensão do bezoar, provocando a necessidade de um procedimento cirúrgico aberto. Um grande tricobezoar foi cuidadosamente retirado intacto", descreveram os médicos. Ao todo, o procedimento levou três horas. 

Ainda de acordo com os especialistas, a adolescente se recuperou sem ocorrências e, após a cirurgia, também foi encaminhada para avaliação psiquiátrica, a fim de evitar que a situação se repita. 

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações