Pode não ser a cena mais comum, mas é provável que muitos tutores já tenham presenciado seu cachorro com soluço em algum momento. De fato, ver um cachorro soluçando pode até parecer engraçado à primeira vista, mas também pode gerar dúvidas e preocupações. Afinal, será que é normal soluço em cachorro? Por que isso acontece? E existe alguma coisa que pode ser feita para ajudar um cachorro com soluço?
Continue a leitura para entender por que o cachorro tem soluço, quando isso é apenas uma reação do organismo e em quais casos pode ser hora de buscar ajuda veterinária. Para ajudar a evitar incômodos no seu pet, reunimos também algumas dicas de como parar soluço de cachorro de forma simples e segura. Confira!
Por que cachorro tem soluço?
Assim como nos humanos, o soluço em cachorro acontece por conta de contrações involuntárias do diafragma — o músculo responsável pela respiração. Essas contrações provocam o som característico do soluço e podem acontecer por diferentes motivos.
Filhotes costumam soluçar com mais frequência, principalmente após comerem ou brincarem muito, o que é totalmente normal. Já o cachorro adulto pode apresentar episódios ocasionais de soluço, geralmente relacionados a fatores inofensivos. Entretanto, há momentos em que esse sintoma pode indicar algo além de um simples incômodo passageiro.
Principais causas de soluço em cachorro
Na maioria dos casos, um cachorro com soluço não é motivo para alarde. Essa reação do organismo canino costuma ser passageira e tem causas bem simples — desde comer rápido demais até momentos de agitação ou mudança de temperatura. Veja abaixo os motivos mais comuns que podem deixar seu cachorro soluçando:
- Comer muito rápido: quando o cachorro engole…