Turistas quebraram a obra "Cadeira de Van Gogh", de Nicola Bolla, no Palazzo Maffei, em Verona, ao sentarem-se para tirar foto; o museu denunciou o caso, e a peça já foi restaurada.
O museu Palazzo Maffei, em Verona, na Itália, registrou uma denúncia contra os turistas que quebraram a ‘Cadeira de Van Gogh’, após um homem se sentar na obra de arte para tirar uma foto.
Vanessa Carlon, diretora do local, explicou que o casal envolvido no incidente fugiu e ainda não foi identificado. As declarações foram dadas ao jornal italiano Fanpage.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Apresentamos uma queixa contra pessoas desconhecidas e devo dizer que os Carabinieri [força policial da Itália] levam o assunto muito a sério, eles se aprofundarão com muito cuidado”, disse a diretora, ao veículo.
Câmeras de segurança registraram o momento, que foi divulgado pelo próprio museu nas redes sociais na última quinta-feira, dia 12.
Após a quebra, os dois visitantes no local se assustaram e deixaram a sala da exposição, onde só eles estavam.
De autoria do artista italiano Nicola Bolla, a obra danificada é uma cadeira que se assemelha à da pintura ‘A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo’, do pintor holandês. A peça é coberta por cristais da Swarovski e foi adquirida pelo museu em 2022.
“O pesadelo de todo museu se tornou realidade, até mesmo no Palazzo Maffei. Enquanto aguardavam a saída dos seguranças, alguns visitantes tiraram uma foto ‘espetacular’. O resultado? Um gesto irresponsável causou sérios danos à cadeira ‘Van Gogh’ de Nicola Bolla, uma obra delicadíssima, inteiramente coberta por centenas de cristais Swarovski”, escreveu o museu, em publicação.
Apesar da preocupação, a peça foi restaurada com o auxílio da polícia, das equipes de segurança e dos profissionais da área, conforme informou o espaço.