Mau hálito em cachorros: 5 dicas práticas para tratar em casa

Além de levá-lo ao veterinário, alguns cuidados podem ser tomados em casa pelo próprio dono do animal

1 set 2020 - 12h46
Cachorro segurando com a boca uma escova de dente
Cachorro segurando com a boca uma escova de dente
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Ao contrário do que se imagina, o mau hálito em cachorros não é normal e pode ser o primeiro indício de que algo não vai bem na boca - ou até com a saúde - do seu amigo de quatro patas. E, acredite se quiser, cachorros e gatos também precisam manter a higiene bucal em dia. Saiba que, além de levá-lo ao veterinário, alguns cuidados podem ser tomados em casa para afastar o mau cheiro da boca dos bichinhos.

Uma das causas mais comuns do mau hálito em cachorros e gatos é a falta de escovação dos dentes. Ao longo do dia, ao comer rações e petisquinhos próprios para animais, é comum acumular restos desses alimentos na boca. Com o tempo, esses resíduos calcificam e formam o tártaro, deixando o hálito com um cheiro ainda mais forte.

Publicidade

 "Além do mau hálito, da dificuldade na trituração dos alimentos e do risco de perder os dentes, o tártaro é a porta de entrada para bactérias mais fortes que conseguem chegar a órgãos como coração, fígado e rins. Essa infestação por bactérias pode até ocasionar a morte do animal", alerta o veterinário Marcello Machado.

A escovação diária também pode evitar infecções bucais por bactérias, como a gengivite, que também é responsável por deixar seu animal com o famoso "bafinho". Para não chegar até este ponto crítico, separamos algumas dicas de tratamento caseiros para combater o mau hálito em cachorros e gatos. Confira!

O que fazer para combater o mau hálito em cachorros?

  • A melhor forma de prevenir que os pets tenham problemas bucais é limpando os dentes deles todos os dias com escova e creme dental caninos. Importante: é preciso que sejam específicos para animais, já que eles não sabem cuspir e acabam engolindo.
  • Para complementar a higiene, ofereça petiscos, alimentos e brinquedos para seu bicho roer. Ah, e que sejam indicados por um médico veterinário. Existem alguns especiais que auxiliam na limpeza dos dentes e das gengivas, com a finalidade de prevenir o acúmulo de resíduos e, consequentemente, o tártaro.
  • Enxaguantes bucais ou que spray para a água do seu pet também é uma maneira de afastar o mau hálito e eliminar bactérias. No entanto, essa é uma medida paliativa, já que não limpa com tanta profundidade os dentes.
  • Se o animal não permitir a escovação dos dentes, é recomendada uma limpeza periódica em clínicas veterinárias para que não chegue ao ponto crítico.
  • Se o cachorro já estiver com tártaro, o tratamento deve ser feito com um profissional especializado e de confiança. A limpeza do tártaro, em todos os dentes, geralmente realizada com uma raspagem, só pode ser feita por um veterinário após uma anestesia geral. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações