Temporada Leonina e as decisões que podem enfraquecer algumas relações

Com o Sol em Leão, a impulsividade podem interferir em escolhas importantes nos relacionamentos. Veja o conselho do tarot

18 jul 2025 - 14h02

A temporada leonina chegou, e com ela, um chamado de coragem, presença e autenticidade toma conta do céu e também do nosso espírito. Mais do que a vontade de brilhar e ter reconhecimento, o chamado agora é para sustentar nossa personalidade e ego com consciência, e o tarot revela muito sobre como fazer isso sem se perder em vaidades e ilusões. O astro rei chega ao signo de Leão, despertando o que pulsa em nós com paixão, mas também indicando os desafios sutis para o ego. No tarot, a temporada leonina é representada pelo arcano maior A Força, símbolo do domínio interior, da confiança serena, e da capacidade de transformar instinto em potência criativa.

Veja a mensagem do tarot para a entrada do Sol em Leão
Veja a mensagem do tarot para a entrada do Sol em Leão
Foto: Shutterstock / João Bidu

Esse não é um chamado à performance, mas à essência para preservar algumas relações e alianças. Não se trata apenas de ser forte, mas de entender o que realmente é ter força. Ao longo deste artigo, vamos explorar o que o signo de Leão, o arcano da Força e o tarot revelam sobre este ciclo astrológico poderoso.

Publicidade

O arcano maior A Força, a representação do signo de Leão no tarot

Para compreendermos a energia vital que pulsa na temporada leonina, precisamos mergulhar no simbolismo do arcano maior A Força, carta que representa o signo de Leão no tarot e que, na Cabala, está ligada ao Caminho Teth, conectando as esferas de Chesed (a misericórdia) com Geburah (o rigor). Esse é o caminho onde o poder encontra o amor compassivo, e onde o impulso selvagem é domado pelo nosso espírito já desenvolvido.

No tarot, essa carta fala sobre um tipo de poder que não é barulhento, mas firme. Um domínio que não se impõe pela força bruta, mas pelo equilíbrio entre instinto e consciência. Representa o momento em que nosso leão interior, símbolo do ego, da fúria e dos desejos, aprende a confiar na mão gentil da alma que guia, e não na dominação que controla. 

A relação com a mente humana

Jung chamou essa relação de eixo si-mesmo X Ego, nosso eu superficial (persona que assumimos para interagir no mundo externo) também tem desejos, deseja controle, reconhecimento, aprovação e pertencimento, mas nosso centro mais profundo da alma (si-mesmo, self) também possui desejos e busca autenticidade e integração. É esse diálogo íntimo que a temporada leonina ilumina para nós. Não se trata de eliminar a sombra ou os desejos do ego (saudável), nem mesmo reprimir o desejo do nosso self, mas de reconhecê-los como parte essencial da nossa jornada.

A figura do signo de Leão, na astrologia é regida pelo Sol e nos conduz inevitavelmente a essa tarefa para preservar nossa vitalidade. Ao longo da temporada leonina, a casa astrológica onde temos o signo de Leão nos convida a brilhar, assumir nossos potenciais, mas o tarot nos lembra que luz verdadeira só existe quando temos consciência. Este é um momento muito poderoso para transformar tensão psíquica em maturidade emocional, sem máscaras e redobrar o cuidado com algumas alianças e relações.

Publicidade

Astrologia e a Temporada Leonina

Essa temporada começa com Mercúrio em seu movimento retrógrado no próprio signo de Leão. Isso nos leva a um reencontro com a nossa fala, expressão e narrativa pessoal. O tarot vem alertar que o que você diz precisa estar em alinhamento com o que você sente. Essa não é uma posição muito interessante para Mercúrio estar visto que os diálogos acabam tomando um tom mais egoísta. As previsões para as duas primeiras semanas apontam desafios na comunicação, acordos e uma tendência a mal-entendidos movidos por orgulho ou interpretações emocionais exageradas.

Será um momento de revisar promessas, contratos e principalmente a forma como usamos as palavras para afirmar nossa identidade. Na segunda semana da temporada leonina, Vênus ingressa em Câncer e os aspectos tensos que serão formados com Saturno e Netuno podem colocar algumas expectativas afetivas em choque, trazendo a necessidade de lidarmos sabiamente com os limites e ilusões, tanto pessoais quanto coletivamente. Isso vai se acalmando à medida que Vênus se aproxima da harmonia com Júpiter, indicando boas oportunidades nesta área do seu mapa astrológico e também para os temas de família, pertencimento, nacionalismo, finanças, sensibilidade e cuidado com o próximo.

Temporada Leonina

Enquanto o signo de Leão clama por expressão emocional autêntica, a Lua Cheia em Aquário na segunda semana ilumina os pontos onde nossa individualidade pode estar em desacordo com os outros. No coletivo isso pode incluir decisões políticas complexas, repercutindo diretamente nos acordos econômicos e na visibilidade internacional. Já na terceira semana da temporada leonina, Marte entra em Libra, um signo considerado exílio para esse planeta.

Aqui, o desejo de agir se vê desafiado pela necessidade de ponderar e preservar a diplomacia, durante esse trânsito teremos o momento ideal para cultivar ações guiadas pela justiça e equilíbrio, evitando a impulsividade. Além disso, Mercúrio volta ao seu movimento direto em Leão, e com isso as previsões indicam um fluxo mais claro na comunicação e decisões.

Publicidade

O arcano menor Seis de Copas complementando os ensinamentos para a Temporada Leonina

Sob a regência do arcano maior A Força, que guia esta temporada leonina com o chamado à coragem interior e ao equilíbrio entre instinto e consciência, o arcano Seis de Copas surge no tarot como um lembrete de que crescer também é lembrar com amor de quem já fomos. Essa carta fala de memórias, assuntos do passado que entram em avaliação criteriosa, saudades e do poder transformador da reconexão com os fatos não como prisão, mas como fonte de ternura e cura.

É um chamado à doçura e à gentileza com o próprio passado e com nossas relações e alianças. Entretanto, precisaremos aprender a equilibrar a misericórdia com o rigor tal como o ensinamento do Arcano Maior a Força. Gostou deste artigo? Que durante essa Temporada Leonina, você possa revisitar suas águas emocionais com um olhar maduro para reconciliar passado e presente para avançar com mais leveza e autenticidade. Compartilhe esse artigo com aquelas pessoas queridas que podem se beneficiar desta informação.

Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!

Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Ama astrologia? Acesse o horóscopo e veja previsões do seu signo!
Ativar notificações