Um relacionamento geralmente não termina por causa de uma discussão. Em vez disso, é por causa de uma pilha de coisas que se acumulam como poeira em um canto da casa. Pouco a pouco, dia após dia. Elas se acumulam até se tornarem quase impossíveis de administrar.
Mark Travers, psicólogo especializado em relacionamentos e criador do Therapytips.org, garantiu à CNBC que o problema não são as discussões frequentes, mas sim o que é dito durante elas. Especificamente, há uma frase que o especialista garante ser repetida e muito mais prejudicial do que parece: "Por que você não pode ser mais como fulano?"
Leia também: 15 sinais de que você está num relacionamento abusivo
O problema não é a frase, é a reclamação velada que ela esconde
Esta frase, que pode parecer normal, é tóxica e indica, segundo Travers, que o relacionamento está em crise. Não por causa da pessoa com quem estamos nos comparando, que pode ser seu ex, o irmão dela, o melhor amigo dela, seu pai, ou até mesmo você mesmo.
A pessoa com quem estamos comparando é completamente irrelevante, segundo Travers. O problema é a mensagem que ela envia ao seu parceiro: "Você não é bom o suficiente, e qualquer um poderia interpretar meu parceiro melhor do que você."
Travers fala sobre o efeito "morte por comparação" porque, com o tempo, esse tipo de comparação pode "gerar inseguranças irreparáveis". A pessoa que recebe o comentário não se sente validada e começa a questionar seu próprio valor, e sua autoestima cai.
...
Veja também
Por que descontamos nossa raiva em quem não merece, segundo a psicologia
Estes são os três hábitos saudáveis de Richard Gere para se manter em forma aos 75 anos