Oferecimento

Dermatologistas alertam: retirar as cutículas pode trazer riscos

De acordo com especialistas, o hábito de tirar as cutículas aumentar as chances de contaminação por fungos, bactérias e vírus, desencadeando inflamações e danos irreversíveis

19 dez 2025 - 17h39

Muitas mulheres têm o costume de fazer as unhas semanalmente e, durante esse cuidado, também remover as cutículas, que podem causar incômodo em alguns casos. Entretanto, dermatologistas contraindicam a retirada dessa pele e alertam que o hábito pode prejudicar a saúde.

De acordo com especialistas, o hábito de tirar as cutículas pode aumentar as chances de contaminação por fungos, bactérias e vírus
De acordo com especialistas, o hábito de tirar as cutículas pode aumentar as chances de contaminação por fungos, bactérias e vírus
Foto: Canva Equipes/V&M STUDIO / Bons Fluidos

Por que evitar a remoção das cutículas?

Em seu canal no YouTube, a médica Renata Sitonio explica que essas estruturas podem até parecer pouco relevantes, mas, na verdade, desempenham uma função essencial: a proteção da matriz da unha. Por isso, a remoção pode comprometer a barreira natural e permitir a entrada de fungos, bactérias e vírus no organismo. Como consequência, os microrganismos desencadeiam infecções que causam inchaço, vermelhidão e dor local.

Publicidade

Além disso, em alguns casos, como na cuticulite, ocorre o aparecimento de pequenas depressões na unha. Em situações mais graves, que envolvem contaminação bacteriana, há a formação de pus, demandando tratamento com antibióticos e drenagem. A especialista ainda cita outros problemas responsáveis por danificar a região de forma irreparável.

"O famoso 'bife' pode virar aquela carne esponjosa que chamamos de granuloma piogênico. Ademais, o trauma na matriz, a 'fábrica' das unhas, ocasiona alterações irreversíveis, como uma divisão que vai da base até a ponta da unha, um corte que separa a lâmina ao meio. Muitas pessoas reclamam desse problema, pois precisam cortar a unha o tempo todo para que ela não pegando na roupa. Também facilita o surgimento de micose. E podem aparecer manchas, risquinhos na unha e aumento da fragilidade", explicou.

Dicas para cuidar das unhas

Portanto, Sitonio recomenda, em vez de tirar as cutículas, recorrer a hidratantes específicos. Isso porque os produtos ajudam a remover o excesso e a evitar a formação de áreas mais duras, que tendem a incomodar. Além disso, ela orienta que, na hora de retirar o esmalte, a acetona seja substituída por lencinhos à base de óleo.

"Se você já tem as unhas fininhas e fracas, aí realmente o ideal é não retirar as cutículas, só empurrar devagarzinho para poder ficar bonito. Com o tempo, ela vai ficando cada vez mais fininha e discreta", aconselhou.

Publicidade

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações