Se você cresceu ouvindo que colocar sal na água faz o macarrão cozinhar mais rápido, não está sozinho. Essa dica de cozinha é passada de geração em geração, quase como uma verdade absoluta. Mas a ciência tem outra história para contar.
Apesar da boa intenção por trás desse hábito, adicionar sal à água não acelera o processo de fervura. Vamos entender por que esse mito persiste e o que realmente acontece quando você joga aquela pitada generosa de sal na panela.
Muita gente cresceu acreditando que uma pitada de sal na água ajuda o macarrão a ficar pronto mais cedo. A dica é tão repetida que parece até regra básica da cozinha. Mas a ciência diz outra coisa, e ela desmonta esse mito culinário de forma simples.
Leia também: Quantas vezes por semana é saudável comer macarrão?
Por que o sal não acelera a fervura?
A ideia até faz sentido: se algo muda a água, talvez mude também o tempo de cozimento, certo? Mas, na prática, acontece o oposto. Quando o sal é adicionado, ele aumenta o ponto de ebulição da água. Isso significa que ela só vai começar a ferver quando atingir uma temperatura um pouco maior, e não menor.
Ou seja: a água salgada demora ligeiramente mais para ferver. A diferença é mínima e, no dia a dia, quase imperceptível. Mas o fato é que o sal não tem nenhum poder especial de acelerar o processo. Ele está ali por outro motivo: realçar o sabor do macarrão.
...
Veja também
Para desinchar após a ceia de natal, basta seguir os 3 truques simples desta nutricionista
Da casca à semente: como aproveitar o melão inteiro na cozinha