Aprenda como temperar feijão para deixá-lo saboroso e surpreendente

Nunca consegue acertar na hora de temperar o feijão ou sente que ainda falta aquele toque especial? Confira essas dicas

12 abr 2024 - 12h00

O feijão e o arroz são, sem dúvidas, aqueles alimentos que não podem faltar no prato de um brasileiro! Assim, é muito importante saber prepará-los de forma bem saborosa. E, no caso do feijão, várias especiarias diferentes podem ser usadas para isso, dependendo do seu gosto pessoal.

Saiba como temperar feijão da melhor maneira possível
Saiba como temperar feijão da melhor maneira possível
Foto: Shutterstock / Alto Astral

No geral, condimentos como alho, cebola, cúrcuma, páprica, cominho e pimenta são alguns dos que vão bem nesse preparo. Isso sem contar o clássico louro, quase sempre presente no tempero do feijão para dar aquele sabor a mais.

Publicidade

Além disso, se quiser um toque mais fresco, salsinha e coentro podem ser adicionados, assim como cominho e pimenta podem aparecer no preparo se a ideia for um sabor mais complexo. Uma dica é usar todos os temperos durante o cozimento do feijão, porém deixar para terminar de ajustar o sal no final, pois colocar muito sal no começo vai deixar o cozimento mais lento.

A seguir, veja como temperar o feijão carioca e o preto de formas interessantes e deliciosas:

Feijão carioca

O feijão carioca costuma ser temperado de forma bem simples, com especiarias como alho, cebola e o louro. Porém, algumas pessoas também incluem bacon para dar um gostinho a mais.

Para um preparo saboroso, coloque, enquanto o feijão cozinha, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, 2 folhas de louro e 150g de bacon em uma frigideira. Deixe refogar. Quando o feijão tiver levantado fervura, acrescente o refogado e termine de cozinhar antes de acrescentar o sal e a pimenta, se necessário.

Publicidade

Feijão preto

No dia a dia, você pode temperar o feijão preto de forma simples, assim como o carioca. Na hora de colocá-lo na panela de pressão com água, já adicione 2 folhas de louro. Depois, em uma frigideira, doure 1 cebola picada e sem casca, 1 dente de alho amassado e 2 colheres de sopa de azeite.

Após 25 minutos, retire a pressão e acescente todo esse tempero no feijão. Depois de cozinhar, acrescente 2 colheres de sopa de cheiro verde picado e, por fim, o sal.

Se quiser dar um gosto diferenciado e surpreendente para o feijão preto, usa linguiça ou paio para temperá-lo também. Vai ficar uma delícia!

Quer receber nossas receitas fáceis e saborosas?
Ativar notificações