Pouca gente usa esse tempero em pó no arroz, mas ele ajuda a desinflamar, controlar a glicose e ainda deixa a comida mais bonita

Esse pó colorido pouco usado na cozinha pode turbinar o prato e ainda fazer bem ao corpo.

19 fev 2026 - 09h59
(atualizado às 10h50)
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Quem cozinha arroz quase todo dia sabe: às vezes bate a vontade de mudar o sabor e ainda dar um empurrãozinho na saúde. Mas existe um tempero em pó barato e fácil de achar que pode fazer tudo isso ao mesmo tempo. E o melhor: ele combina muito bem com o arroz.

Além de deixar o prato com uma cor mais bonita, esse ingrediente tem compostos que ajudam a controlar a glicose no sangue e a reduzir inflamações no organismo. Veja só!

Publicidade

Leia mais: Poucos sabem, mas esse é jeito certo de cozinhar o arroz e evitar picos de glicose

Saiba que tempero é esse

Estamos falando da cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Segundo um estudo publicado no Journal of Nutrition, a curcumina, principal composto ativo da cúrcuma, é capaz de inibir a lipogênese, que é o processo pelo qual o corpo produz gordura. Os pesquisadores observaram redução no percentual de gordura corporal em pessoas que consumiram cerca de cinco gramas por dia, quantidade equivalente a uma colher de chá rasa.

Outro estudo, publicado no European Journal of Nutrition, mostrou que a curcumina pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças crônicas ligadas à obesidade. Isso acontece porque ela atua em diferentes caminhos metabólicos, ajudando a reverter a resistência à insulina, reduzir a glicemia elevada, controlar o colesterol e diminuir marcadores inflamatórios.

Como colocar esse tempero em pó no arroz?

...

Publicidade

Veja mais

Veja também

Açafrão-da-terra (cúrcuma): o que é, para que serve e 9 benefícios

Como fazer arroz? Conheça receitas e benefícios

Açafrão: o que é, para que serve e benefícios

Pouca gente sabe, mas existe um tempo certo para guardar o arroz na geladeira

O feijão não caiu bem? Entenda por que alguns alimentos causam má digestão

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se