Em quase todas as estações do ano enfrentamos dias mais quentes e o bom é que com o calor vêm as bebidas para refrescar, que podem ser desde água fresca com gelo, refrigerantes, sorvetes e até água mineral.
Para quem não conhece, água mineral é um tipo de água que contém minerais e outras substâncias dissolvidas que lhe conferem uma textura semelhante à de um refrigerante.
As substâncias incluem sais, compostos de enxofre e gases, embora o interessante seja que a água mineral pode ser produzida artificialmente e naturalmente. No entanto, se você gosta dessa bebida, deve ter cuidado ao bebê-la.
Leia também: Água não é o líquido que mais hidrata? Veja o que diz estudo!
Quais são os riscos de beber água mineral?
Embora a água mineral seja geralmente apenas isso, água, as substâncias que formam o gás podem ser um pouco perigosas se não forem consumidas corretamente. Os principais problemas com seu consumo têm a ver com problemas estomacais ou alterações nos níveis de minerais no sangue.
Isso está associado à acidez da água gaseificada, que é prejudicial à saúde dos ossos, pois quando o dióxido de carbono e a água reagem quimicamente, eles produzem ácido carbônico, um ácido fraco. E, se você bebe água mineral saborizada, ácido cítrico ou ácido fosfórico é adicionado para dar sabor à água gaseificada, fazendo com que o pH caia a níveis erosivos, embora não ao nível dos refrigerantes.
...
Veja também
Fertilizante para fazer seu limoeiro explodir de frutos com apenas um resíduo orgânico de cozinha
É verdade que água com limão emagrece? Nutróloga esclarece dúvidas!
Água com gás faz mal? Essa especialista fala das vantagens e desvantagens da bebida