Entenda se a margarina é uma vilã da saúde
Entenda se a margarina é uma vilã da saúde
Foto: Freepik

A margarina, tem sua origem vegetal, com menor teor de gordura saturada, porém a qualidade pode variar muito. Segundo a Dra. Isolda Prado, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), antigamente continha gorduras trans, porém, as versões atuais  “0 trans” são mais seguras, do ponto de vista das misturas de óleos vegetais.

Mas afinal, a margarina ganhou fama de vilã nos últimos anos, ela realmente faz mal à saúde?

Publicidade

"As antigas sim, por que eram ricas em gordura trans, aumentavam o risco cardiovascular. De uma maneira geral, as margarinas atuais são mais seguras para o consumo", afirma.

Manteiga ou margarina? Qual escolher?

A especialista diz que isso depende do objetivo. "Nas como médica nutróloga, entre as duas opções, recomendo o consumo de margarina, principalmente caso a pessoa tenha restrição da ingestão de gordura saturada (hipercolesterolemia familiar, risco cardiovascular muito alto) e que escolha margarina zero trans, com lista de ingredientes curta, como à base de óleo de girassol ou canola".

A manteiga pode ser usada também tranquilamente, desde que seja consumido em pequenas quantidades (1 ponta de faca). "Dentro de um contexto alimentar com baixo consumo de carnes gordas e ultraprocessados", conclui.

Simples Conteúdo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações