Dia do Milho: 11 pratos típicos para se inspirar!

O milho é um alimento delicioso e nutritivo que pode se transformar em pratos práticos para agradar todos os tipos de paladares.

23 abr 2024 - 11h00
Resumo
O Dia do Milho é comemorado no dia 24 de abril em todo o mundo para destacar seus benefícios nutricionais, bem como sua presença na cultura alimentar brasileira.
Milho cozido, que tipicamente é servido quente para se comer com manteiga.
Milho cozido, que tipicamente é servido quente para se comer com manteiga.
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

O Dia do Milho está chegando! Comemorado no dia 24 de abril, essa data foi escolhida para celebrar esse alimento que é tão presente na cultura brasileira, além de promover seu cultivo e destacar seus benefícios nutricionais.

Apesar de serem mais encontradas nos meses de festa junina, as receitas com milho estão presentes na rotina dos brasileiros: o alimento recebe várias formas de preparo, agradando a todos os paladares do Oiapoque ao Chuí. 

Publicidade

Você tem alguma receita com milho favorita? Aqui, vamos te mostrar várias opções para você incluir na sua dieta ou para surpreender seus amigos e familiares!

Quando é o Dia Internacional do Milho?

O Dia do Milho é comemorado no dia 24 de abril. A data, inclusive, é comemorada no mundo inteiro.

Isso porque, além de ser um cereal muito nutritivo, o milho foi e continua sendo uma parte importante da cultura alimentar de povos das Américas — tanto nos Estados Unidos, onde o milho faz parte das mesas de povos afro-americanos tanto em seu formato tradicional como em receitas como pão de milho, até na América do Sul, onde o cereal é protagonista de receitas típicas, como as arepas ou a pamonha.

No Brasil, comemora-se o Dia do Milho desde 2015, quando a data foi instituída pela lei nº 13.10, de 27 de janeiro daquele ano. O alimento é tão parte da rotina que se tornou inclusive um personagem de uma história infantil muito famosa: o Visconde de Sabugosa, personagem de Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato.

Publicidade

Quais os benefícios de incluir o milho na alimentação?

O milho é um cereal conhecido pelos benefícios nutricionais que oferece para quem o consome. Rico em carboidratos, fibras e antioxidantes, o milho tem a melhora da saúde intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico entre seus benefícios para a saúde.

Entre outros benefícios que o milho oferece estão:

  • Diminui o colesterol ruim;
  • Ajuda na prevenção à diabete;
  • Mantém a saciedade por mais tempo;
  • Melhora da disposição física e mental;
  • Ajuda a prevenir doenças do coração;
  • Contribui para a saúde dos olhos.

11 pratos típicos feitos com milho

Agora que você já sabe da importância de incluir o milho na sua alimentação, é hora de saber quais receitas você pode fazer com esse alimento.

Angu

Preparado com fubá, água e sal, o angu é um delicioso prato brasileiro que, em regiões com muitos imigrantes italianos, ganhou uma variedade que se tornou conhecida como polenta. 

Fácil de fazer, esse prato pode servir como prato principal ou como acompanhamento de carnes. Além disso, ele pode se tornar um delicioso pastel de angu, um aperitivo perfeito para aquelas tardes com amigos.

Publicidade

Bolo de milho

O bolo de milho é um clássico dos cafés da tarde pelo Brasil. Fofinho e saboroso, ele ganhou diversas variações com o passar dos anos, como o bolo de milho cremoso — que é quase impossível de parar de comer.

Bolo de fubá

Enquanto o bolo de milho é feito dos grãos de milho, o bolo de fubá é feito com o fubá, uma das farinhas que são feitas a partir do milho.

Também um queridinho dos cafés da tarde, o bolo de fubá ganhou variações como o bolo de fubá com goiabada e o bolo de fubá com erva-doce.

Canjica

Também conhecida como mungunzá, a canjica doce leva em seu preparo o milho branco, uma variedade de milho que existe no Brasil. Além do milho, essa sobremesa também costuma levar leite condensado, canela e leite — algo que pode variar de acordo com quem prepara.

Acompanhada de uma paçoquinha ou de canela, é uma sobremesa imperdível para os dias frios.

Canjiquinha

Chamada também de quirera de milho, a canjiquinha é um prato salgado típico de Minas Gerais.

Publicidade

Feita de farinha de milho triturada grosseiramente, a canjiquinha é geralmente feita na panela de pressão e é um prato que serve como acompanhamento da carne de porco.

Também existem pessoas que gostam de comê-la com carne bovina ou de frango.

Creme de Milho

Delicioso e fácil de fazer, o creme de milho é uma receita ideal para os dias frios e até mesmo para acompanhar o prato principal.

Geralmente, o creme de milho leva margarina, creme de leite e farinha de trigo em sua composição, mas existem variações, como a travessa de creme de milho, que leva queijo e pode ser recheada com carnes!

Curau

Chamado de canjica e jimbelê em diferentes regiões do Brasil, o curau é um delicioso e espesso creme doce de milho-verde que, geralmente, é salpicado com canela.

Publicidade

Conhecido por seu aroma sem igual, o curau é feito com leite de coco e leite condensado, mas as receitas podem variar de acordo com quem prepara. O que todos concordam é que esse prato é imperdível!

Cuscuz paulista

Um prato que muitos amam e outros odeiam — chegando, inclusive, a ser eleito como um dos piores pratos brasileiros —, o cuscuz paulista leva duas variações de milho: tanto o milho em grãos quanto o flocão de milho, espécie de farinha de milho grosseira que também é usada para fazer o cuscuz nordestino.

Além disso, o cuscuz paulista também leva sardinhas, ovos e ervilhas, mas pode ter variações em seu preparo — e muitos ingredientes adicionados de acordo com o cozinheiro.

Pamonha

Clássico das festas juninas — ou do carro da pamonha que passa na sua rua —, a pamonha é comida em toda a América do Sul. 

Ela é, basicamente, uma massa de milho enrolada na própria espiga. Existem versões doces, salgadas e até mesmo recheadas do prato.

Publicidade

Pão de milho

Velho conhecido dos brasileiros, o pão de milho é a pedida perfeita para acompanhar um cafezinho a qualquer hora do dia.

Versátil como só ele, ele pode ser preparado de diversas formas — como recheado com carnes, como linguiça e bacon, queijos ou até mesmo doces, como goiabada.

Polenta

Seja frita ou como acompanhamento de frango, a polenta é um prato querido pelos brasileiros — além de ser extremamente prática e rápida de ser preparada.

Entre as variações do prato — que é feito de farinha de milho — estão a polenta com carne moída, queijo e até mesmo a versão onde ela se torna um nhoque!

Descubra mais receitas para comemorar o Dia do Milho no Terra Degusta!

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se