Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Dica de chef: como deixar a polenta cremosa e cheia de sabor

Nessa tempo frio, nosso corpo pede comidas mais quentinhas, e a polenta é uma boa opção; veja dicas para fazer este prato de forma perfeita

2 jul 2022 - 05h00
Compartilhar

Você sabe como preparar uma boa polenta cremosa e cheia de sabor?

Se tem uma coisa que eu amo comer é uma bela polenta cremosa e cheia de sabor. Confesso que demorei até entender que esse sabor todo estava na base desse preparo, no caldo. Acredite, mas acrescentar manteiga e queijo ralado no fim ajudam muito a trazer sabor, mas o caldo é o item mais precioso e especial. Gosto de usar sempre um caldo de legumes e vegetais, afinal para quem não come carne é um prato cheio!

Publicidade
Uma boa apresentação faz toda a diferença no seu prato!
Uma boa apresentação faz toda a diferença no seu prato!
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Fazer um bom caldo de legumes não requer muito esforço nem tão pouco habilidades na cozinha. Basta usar uma panela grande e selecionar itens aromáticos e com bastante sabor. Nos caldos que faço não podem faltar, cebola, alho, salsão, cenoura, alho-poró, ervas frescas como louro, tomilho, alecrim, pimenta preta e um pequena colher de extrato de tomate. Existem algumas maneiras de se preparar um bom caldo, dourando os alimentos ou sem dourar, eu prefiro quando são dourados, além da cor ser mais atraente fica mais saboroso.

Para seu caldo ser bem marcante, corte os alimentos em pedaços pequenos/médios, desta maneira temos mais áreas de contato e mais sabor. Com um fio de óleo, refogue todos os alimentos e quando estiverem quase dourados, adicione uma colher de chá de extrato de tomate ou ketchup para ajudar a dar mais cor nesse processo, deixe caramelizar. Cubra com água quente para não desacelerar o processo de cozimento e deixe ferver em fogo brando. Com a ajuda de uma escumadeira, retire a espuma que forma na superfície e descarte. Depois de uns 40 minutos de fogo, deixe esfriar, coe e se quiser tirar a gordura, leve para geladeira e com a ajuda de uma escumadeira retire a parte solida e descarte. Outro ponto importante é não salgar o caldo, e sim ajustar o sal no preparo em que ele for utilizado.

Na hora de preparar a polenta, deixe o fubá de molho no caldo frio e depois leve ao fogo. Para você ter sucesso na hora de fazer a sua polenta ultra cremosa, vou te dar umas dicas de qual fubá você pode usar para fazer ai na sua casa.

Ervas frescas dão um toque especial na polenta
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Sempre que faço polenta uso o fubá mimoso, a polenta fica mais cremosa e suave. Existem alguns tipos de farinha de milho para fazer polenta, como o flocão, que é a farinha de milho em flocos, a polenta ficará com uma textura mais granulosa, tem também o fubá italiano que também deixa uma textura mais semelhante ao flocão, e por fim o fubá pré-cozido, que possui os grãos menores que o fubá italiano e maiores que o fubá mimoso, também conseguimos uma polenta cremosa e rápida, pelo fato de o fubá já estar cozido. Mas na minha opinião o mimoso ganha em sabor e textura.

Publicidade

E você, como faz a sua polenta? Conta para mim! 

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações