Aveia ganha apelido em referência ao Ozempic nas redes; ela ajuda mesmo a emagrecer?

Médica afirma que não existe evidência científica que sustente a ideia de que consumo é similar ao do medicamento

12 abr 2024 - 14h20
Aveia em flocos com água e limão é comparada ao efeito do Ozempic nas redes sociais; médica comenta assunto
Aveia em flocos com água e limão é comparada ao efeito do Ozempic nas redes sociais; médica comenta assunto
Foto: iStock

A aveia é um cereal muito consumido por quem quer perder peso, pois é rica em fibras e ajuda a saciar a fome quando ingerida como complemento de iogurtes, frutas, mingaus, pães, dentre outros.

Nos Estados Unidos, o consumo da aveia em flocos com limão e água tem sido apontado como aliado no emagrecimento e até comparado aos efeitos do medicamento para diabetes Ozempic. Vídeos sobre o assunto tem viralizado no TiKTok com o nome de "Oatzempic", que junta o nome de aveia, em inglês, com o do remédio.

Publicidade

"Não existe evidência científica que sustente a ideia de que consumir aveia em flocos com água e limão pode ter um efeito de emagrecimento similar ao do Ozempic. O Ozempic é um medicamento para o tratamento de diabetes tipo 2 e é conhecido por ter efeitos na regulação do açúcar no sangue e no apetite", explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora do Departamento de Fitoterápicos e Nutracêuticos da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

A aveia é um alimento do grupo dos cereais, uma fonte saudável de fibras e nutrientes

. "Porém não é um medicamento, apesar de suas funcionalidades. É importante ter cuidado com informações que prometem resultados milagrosos sem embasamento científico", destaca a profissional.

A aveia é eficaz na perda de peso?

A eficácia da aveia na perda de peso está geralmente relacionada à sua capacidade de promover a saciedade devido à presença das fibras. 

"Principalmente da beta-glucana, uma fibra solúvel, que pode levar a uma redução na ingestão calórica total ao longo do dia", diz a médica.

Publicidade

Além disso, a aveia tem um baixo índice glicêmico, o que significa que ela é digerida lentamente, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis.

"Isso ajuda a evitar picos de fome, controlar o apetite e reduzir o desejo por alimentos calóricos ou açucarados. Porém, a aveia em si não tem propriedades 'mágicas' de queima de gordura", alerta.

Qual é a melhor forma de consumo?

A melhor forma de consumo de aveia varia conforme as preferências pessoais e a conveniência para o consumo isolado ou no preparo de alimentos. Entre a opções que a médica destaca estão:

- Aveia em flocos, finos ou grossos

É uma forma popular de aveia, que pode ser consumida cozida como mingau, adicionada a smoothies, iogurtes, ou polvilhada sobre frutas ou saladas.

- Farinha de aveia

É feita a partir de aveia moída em um processo que resulta em um pó fino. Ela pode ser facilmente adicionada a bebidas como shakes ou smoothies, ou misturada em receitas de panquecas, bolos, sopas, molhos ou biscoitos.

- Farelo de aveia 

É outra forma popular de consumir aveia que oferece benefícios metrológicos por ser rico em fibras solúveis, incluindo beta-glucana, fibra que contribui para a sensação de saciedade, pois é obtido a partir da camada externa do grão de aveia durante o processo de moagem. Pode ser adicionado a uma variedade de pratos, como mingaus, smoothies, iogurtes, sopas, saladas ou mesmo em receitas de panificação, como pães, bolos e biscoitos.

Publicidade

- Aveia instantânea 

É uma forma pré-cozida e processada de aveia, que geralmente requer apenas a adição de água quente ou leite para preparar, conveniente para pessoas com pouco tempo.

9 alimentos sem glúten para substituir o trigo 9 alimentos sem glúten para substituir o trigo

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações