Oferecimento

Consumo diário dessa gelatina pode melhorar o colágeno; veja receita

A receita, que combina gelatina e graviola, fornece nutrientes ricos em antioxidantes, compostos que ajudam a impedir a degradação da substância e favorecem a saúde da pele

16 jan 2026 - 09h40

A alimentação é uma das estratégias mais recomendadas para estimular a produção de colágeno, um componente cuja quantidade no organismo diminui com o envelhecimento e que desempenha papel importante na saúde da pele. Entre os alimentos com esse potencial, a gelatina se destaca, principalmente quando preparada com graviola. A receita contribui não somente para o aumento da substância, como para a absorção de nutrientes.

A receita, que combina gelatina e graviola, fornece nutrientes ricos em antioxidantes, compostos que impedem a degradação do colágeno
A receita, que combina gelatina e graviola, fornece nutrientes ricos em antioxidantes, compostos que impedem a degradação do colágeno
Foto: Getty Images/homydesign / Bons Fluidos

Dieta para melhorar o colágeno

Rica em fibras, minerais como cálcio, magnésio, manganês e potássio, além de vitaminas, a fruta tropical apresenta altas concentrações de antioxidantes. Esses compostos ajudam a proteger as células contra danos oxidativos e a retardar a degradação do colágeno. A combinação com gelatina incolor, portanto, torna-se uma alternativa interessante para incluir na dieta, principalmente para quem busca fortalecer as articulações e a pele.

Publicidade

Uma receita publicada pelo jornal 'El Tiempo' garante ainda mais benefícios à saúde, pois fornece poucas calorias, não contém gorduras totais nem saturadas e apresenta proteínas e açúcares provenientes exclusivamente da fruta. Outro ponto positivo é que seu preparo é fácil e rápido, exigindo apenas cinco ingredientes: polpa de graviola, água, gelatina, adoçante natural e limão.

Modo de preparo

A preparação do alimento é dividida em duas etapas. Na primeira, com duração aproximada de 15 minutos, hidrate 14 gramas de gelatina em água fria e, em seguida, dissolva-a no micro-ondas ou em banho-maria. Posteriormente, processe a polpa no liquidificador com a água, o adoçante (de preferência, mel) e um pouco de suco de limão. Misture essa combinação à gelatina dissolvida.

Na segunda etapa, então, distribua o líquido em formas e leve ao refrigerador por, no mínimo, duas horas. A receita rende cerca de seis porções médias, que podem ser conservadas na geladeira por até cinco dias. Considere consumi-la no café da manhã ou como sobremesa após as refeições.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se