O bom humor do brasileiro pode ser invejável. Mesmo em uma situação econômica difícil, os internautas aproveitam a Black Friday para fazer piadas e compartilhar memes.
A campanha chegou ao Brasil, inicialmente na internet, por meio do site Busca Descontos, em 2011.
Nos anos seguintes, consumidores que encontram propaganda enganosa em vez de descontos reais ironizam a campanha na internet. Assim, surgiu o termo "Black Fraude" - dando a entender que as lojas sobem os preços antes do dia promocional para simularem, posteriormente, redução nos valores.
Em 2019, mesmo com a economia patinando, os brasileiros utilizaram as redes sociais para desabafar, mas em tom de brincadeira.
Um exemplo disso é o uso de memes com personagens como Julius, de Todo Mundo Odeia o Chris. Na série, ele é conhecido por ser controlado com as finanças e calcular centavos nas compras do dia a dia.
Assista ao vídeo:
Na Black Friday, Julius 'dá dicas' aos consumidores.
Outro personagem muito usado em memes é o Chapolin Colorado, criado por Roberto Gomes Bolaños. Na internet, o 'vermelhinho' sempre 'reflete' sobre as questões da vida.
E os internautas também fizeram piadas para ironizar a própria situação econômica com a hashtag "eu na black friday":