Oferecimento

Checar o celular ao acordar pode influenciar no humor ao longo do dia, dizem especialistas

Segundo estudo, pessoas que utilizam o celular nos primeiros 15 minutos após acordar apresentam níveis mais elevados de ansiedade

9 jun 2026 - 16h11
(atualizado às 16h34)
Resumo
Checar o celular nos primeiros 15 minutos após acordar pode aumentar a ansiedade, dificultar a concentração e impactar negativamente o humor ao longo do dia, segundo especialistas e estudos.
Segundo estudo, pessoas que utilizam o celular nos primeiros 15 minutos após acordar apresentam níveis mais elevados de ansiedade e dificuldade de concentração
(Imagem: SaúdeLab)
Segundo estudo, pessoas que utilizam o celular nos primeiros 15 minutos após acordar apresentam níveis mais elevados de ansiedade e dificuldade de concentração (Imagem: SaúdeLab)
Foto: SaúdeLab / SaúdeLAB

Para milhões de pessoas, conferir o celular logo ao acordar se tornou parte da rotina. Embora o hábito pareça inofensivo, especialistas em psicologia alertam que ele pode afetar o funcionamento do cérebro desde os primeiros minutos do dia, alterando a forma como o organismo reage ao ambiente.

Os smartphones se tornaram ferramentas indispensáveis para atividades como consultar horários, acessar notícias, ouvir música, navegar nas redes sociais e se comunicar. Por isso, muitas pessoas passaram a manter o aparelho ao lado da cama, facilitando o acesso imediato assim que despertam.

Publicidade

Segundo Alfredo Rodríguez-Muñoz, professor de Psicologia da Universidade Complutense de Madri, checar o celular logo ao acordar faz com que o cérebro passe rapidamente de um estado de recuperação para um estado de alerta.

Quando nos deparamos com notificações, mensagens ou notícias negativas, pode ocorrer uma resposta imediata de estresse, capaz de influenciar o humor ao longo do dia.

A psicóloga Laura Fuster afirma que esse comportamento também está associado à impulsividade e à necessidade de verificar o que aconteceu durante o período em que a pessoa esteve desconectada.

De acordo com especialistas, indivíduos com esse perfil costumam ter mais dificuldade para controlar impulsos e emoções, o que pode resultar em sentimentos de culpa e em decisões precipitadas.

Publicidade

Um estudo publicado na revista Behavioral Neuroscience apontou que pessoas que utilizam o celular nos primeiros 15 minutos após acordar apresentam níveis mais elevados de ansiedade e maior dificuldade de concentração.

Segundo Rodríguez-Muñoz, a manutenção desse hábito por longos períodos pode favorecer uma sensação constante de pressa, sobrecarga mental e exaustão psicológica, além de contribuir para irritabilidade, dificuldade de relaxar e hiperconectividade crônica.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações