A chegada de um novo ciclo sugere ações pontuais para ativar o fluxo energético: saiba o que fazer!
A proximidade da virada do ano é ideal para renovar o trânsito energético na sua residência, promovendo a liberação das vibrações estagnadas. "A ideia é preparar o ambiente para um ciclo mais leve, próspero e equilibrado", destaca a consultora de feng shui e neuroarquiteta, Cris Paola (instagram.com/crispaola.fengshui/).
Sabedoria milenar que surgiu na China, o feng shui é um método de harmonização de ambientes. Confira cinco dicas eficazes para reequilibrar o fluxo das energias e, ao mesmo tempo, criar espaços em casa que apoiem seus desejos e intenções para os próximos meses de 2026.
1 - Limpeza e desapego
Dezembro é um mês perfeito para abrir espaço em casa - do ponto de vista físico e também energético. Portanto, livre-se de itens quebrados, trincados, lascados ou descorados. Verifique utensílios e equipamentos que estejam parados, mas ainda em boas condições de uso: é hora de doar ou vender. Acessórios decorativos que perderam o valor emocional para você também precisam circular: há bazares natalinos com foco beneficente que precisam desse tipo de mercadoria nessa época do ano.
Outro ponto importante é incoporar hábitos, como abrir as janelas todos os dias, e dispensar objetos desnecessários amontados nos cantos da casa:
- Diariamente, abra todas as janelas para renovar o ar;
- Habitue-se a trocar as roupas de cama regularmente;
- Elimine excessos de objetos, sobretudo na entrada da casa e na sala de estar;
- Doe roupas e pertences não utilizados há mais de seis meses.
2 - Energias vivas
No feng shui, as energia vitais que circulam em todo o universo (e também na casa da gente!) são chamadas de "chi". A boa circulação dessas energias é o que destrava oportunidades financeiras, alimenta o progresso profissional, melhora a saúde e fortalece os relacionamentos pessoais dos moradores.
Nesse sentido, vale a pena desobstruir os caminhos na sua casa para que o "chi" não estacione. "Quando portas, janelas ou corredores são bloqueados por móveis, o fluxo energético enfraquece", alerta a consultora Cris Paola. Desse modo, veja o que fazer:
- Remova objetos e mobiliário junto à porta de entrada da casa e das portas dos demais cômodos. Portas devem sempre abrir por completo;
- A porta de entrada do seu lar deve primar pelo acesso fácil, boa luminosidade e sensação de acolhimento;
- Reoganize os espaços internos para não bloquear parte das janelas nem os corredores.
3 - Adicione verde
Na hora de decorar sua casa para a virada do ano, conte com as plantas. Elas representam crescimento, renascimento e prosperidade. "Como vitalizam os ambientes, as plantas são excelentes aliadas para iniciar um ciclo de renovação e movimentar as energias", frisa Cris Paola.
Anote algumas espécies para cultivar em casa: lírio-da-paz, jiboia, zamioculcas e costela-de-adão. Você também pode apostar em flores frescas para um arranjo simples sobre a mesa de centro da sala, sem se esquecer de adorná-lo com bastante folhagem.
4 - Reforce intenções
No novo ciclo, é importante comunicar ao universo o que você espera alcançar. "A dica é escolher objetos que representem aquilo que você deseja atrair para o novo ano, seja paz, prosperidade, amor ou proteção", ilustra a consultora. Acompanhe as sugestões:
- Velas expandem a luz e geram renovação em todos os aspectos da vida;
- Objetos dourados chamam a prosperidade: assim, use-os na decoração;
- Frases ou palavras positivas ("fé", "amor", "sabedoria") ativam os sentimentos que anunciam;
- Plantas na entrada da casa são indicadas, uma vez que simbolizam proteção e boas-vindas.
5 - Elementos em harmonia
Para equilibrar as energias, experimente combinar na decoração os cinco elementos do feng shui: madeira, fogo, terra, metal e água. "Cada um deles contribui para emoções, sensações e movimentos diferentes das energias dentro da casa", explica Cris Paola. Aprenda, portanto, a incluir esses elementos:
- Madeira: inclua plantas e opte por móveis de madeira natural;
- Fogo: adicione à decoração velas, luzes sobressalentes e detalhes vermelhos em enfeites ou padrões de tecidos (estofados, cortinas, almofadas, etc);
- Terra: invista em suportes ou acessórios de cerâmica, além de tons terrosos;
- Metal: valorize objetos ou esculturas prateados ou dourados;
- Água: acrescente espelhos, acessórios de vidro e tons azulados nos ambientes.