SPFW: 9 tendências que devem emplacar já e no pós-pandemia

29 jun 2021 - 13h08
(atualizado às 13h23)

A 51ª edição do SPFW aconteceu no último domingo (27) após cinco dias de apresentações 100% virtuais de 43 marcas. Os fashion filmes apontaram alguns dos caminhos que a moda deve tomar a partir de agora e no pós-pandemia, quando pudermos sair sem medo e com a vacinação muito mais adiantada do que hoje.

João Pimenta
João Pimenta
Foto: Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

Looks coloridos, para festejar o período para sair ou até para permanecer em casa, trazendo alegria. Modelagens amplas, afinal conforto é o que estamos acostumados a ter. Vestidos largos, com volumes, para dançar, sair, sem amarras. Roupas sem gênero, para todos se vestirem como quiser e com o que quiser também foram vistas na maioria das coleções. Muito crochê e roupas sustentáveis vieram para ficar entre as preferências fashion.

Publicidade

Confira 9 tendências para agora e para várias outras temporadas

"Vestidos para dançar"

Vestidos de Carol Bassi, Isabela Capeto e Ronaldo Silvestre (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Vestidos amplos, que conferem movimento e liberdade ao corpo, estão entre as principais tendências mostradas nas apresentações virtuais das grifes. Podem vir com babados, com estampas e com trabalhos manuais.

Looks sem gênero

Looks da LED, João Pimenta, AZ Marias e Martins (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Muitas grifes, como LED, João Pimenta, AZ Marias e Martins, mostram looks que podem ser usados por pessoas de todos os gêneros, incluindo blazers, calças, casacos, moletons e camisas amplas.

Grifes apostam no mesmo look para todos os gêneros
Video Player

Publicidade

Looks amplos

Looks de Ronaldo Silvestre, Juliana Jabour e Neriage (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Vestidos, calças, túnicas amplas estão na ordem do dia das tendências. Looks como os de Ronaldo Silvestre, Juliana Jabour e Neriage provam isso. Depois de tempos em casa com roupas confortáveis, quase ninguém vai querer looks justos, não é? Juliana Jabour, que fez o look rosa (no centro), usou em média quase 30 metros de tecidos para fazer a coleção do SPFW, que serão colocados à venda em versão mais comercial e menos exagerada.

Crochê

Crochê do Projeto Ponto Firme, LED e Atelier Mãos de Mãe (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

O conforto tão necessário atualmente vem também pelos trabalhos manuais, como o crochê. Nos looks das fotos, vestido de feito por ex-detentos do Projeto Ponto Firme, capitaneado por Gustavo Silvestre, que também usa resíduos têxteis para construir os looks. O vestido colorido e alegre é da LED e o conjunto de top e shorts do Atelier Mãos de Mãe entra na produção com camisa branca.

SPFW abre cada vez mais espaço para criadores negros
Video Player

Camisa branca

Looks do Atelier Mãos de Mãe e da Aluf (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

A camisa branca é peça fundamental em vários looks há tempos. A peça básica também apareceu em várias grifes do SPFW, usadas para criar produções bonitas e diferentes, como as propostas pelo Atelier Mãos de Mãe e da Aluf. Pode pegar a sua guardada no armário e crie várias produções diferentenas.

Jeans eterno

Soul Básico, Ronaldo Silvestre, Isabela Capeto e Rocio Canvas (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

O jeans vai muito além das calças e, assim como a camisa branca, o tecido se mantém firme e forte entre vários looks apresentados no SPFW, como o casaco em patchwork da Soul Básico, a jaqueta com vários bolsos de Ronaldo Silvestre, o conjunto de jaqueta e calça pintado de Isabela Capeto e o conjunto em jeans claro e modelagem larga da Rocio Canvas.

Publicidade

Leggings e meias estampadas

ÀLG e Another Place (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Se por uma lado, roupas amplas pedem passagem, por outro, leggings e meias calças apareceram em alguns dos looks, para todos os gêneros, como nas propostas da ÀLG  (fotos da esquerda e da direita) e da Another Place (centro). Observe que as peças sempre vêm com outras mais largas, como jaquetas.

Sustentabilidade

Sustentabilidade nos looks da Aluf, de Ronaldo Silvestre, Flávia Aranha e Projeto Ponto Firme (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Tecidos produzidos de forma sustentável e reutilização de matérias-primas estão entre os pontos fundamentais de muitas grifes que se apresentaram no SPFW, como a Aluf, que escolhe tecidos que não agridem o meio ambiente. Ronaldo Silvestre, Flavia Aranha e Projeto Ponto Firme criam a partir de sobras de tecidos. Flávia Aranha, aliás, reutilizou cerca de 500 kg de tecidos acumulados em seu ateliê no último ano e tingiu com produtos naturais, como casca de cebola e palha de milho.

Sustentabilidade vira palavra-chave da moda
Video Player

Estampas coloridas

Meninos Rei, Triya, Isabela Capeto e João Pimenta (Fotos: Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

E para fechar a lista de tendências mostradas no SPFW, as estampas vem coloridas figurativas, geométricas e misturadas foram recorrentes nas apresentações, como nos looks das marcas Meninos Rei, Triya, Isabela Capeto e João Pimenta. Se jogue e torça para que a vacina e a ciência vençam o vírus para que todos possamos sair à rua e comemorar com alegria e cores o pós-pandemia.

Veja Live completa sobre as tendências do SPFW

SPFW 51º: veja as tendências e o resumo dos desfiles
Video Player
;

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações