Retrospectiva 2025: de Odete a Raquel, relembre 18 looks de "Vale Tudo"

18 dez 2025 - 11h33

O ano está acabando e, por mais que outras novelas tenham feito sucesso ou ainda estejam fazendo, não dá para esquecer os looks dos personagens do remake de "Vale Tudo". A estilista Marie Salles conquistou o público ao fazer uma releitura de nomes icônicos da primeira versão, que ditaram moda nos anos 1980, atualizando os figurinos, mas mantendo a essência.

Odete Roitman vivida por Debora Bloch
Odete Roitman vivida por Debora Bloch
Foto: Beatriz Damy/TV Globo/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

Odete Roitman (Deborah Bloch), Raquel Acioli (Taís Araújo), Maria de Fátima (Bella Campos), Solange (Alice Wegmann), Celina (Malu Galli) e Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) surgiram com peças marcantes que chamaram a atenção. Assim, no fim de 2025, que tal relembrar o estilo delas e levar algumas lições fashion para 2026? Vem ver.

Publicidade

Os looks de Odette Roitman em "Vale Tudo"

Débora Bloch (Fotos: Divulgação/TV Globo)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Odete Roitman, interpretada por Débora Bloch, exigiu um minucioso estudo de toda a equipe de figurino e caracterização. "A gente estudou muitas mulheres fortes e personagens marcantes, desde a Miranda, de 'O Diabo Veste Prada', passando por Costanza Pascolato, Carolina Herrera, até Catherine Deneuve. Mas a grande referência é a própria Odete Roitman. Pelo texto da Manuela, a gente consegue entender essa personalidade e imprimir na roupa que ela veste e nas joias que usa", disse Marie Salles ao explicar o figurino da personagem.

Cena do assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall), em 1988 (
Foto: Reprodução/TV Globo / Elas no Tapete Vermelho

A atriz aparece com alfaiataria, trench coats, bolsas de luxo e até gravatas. Na cena do assassinato, usou uma blusa cinza com broche lateral, que fazia referência ao look usado pela personagem na primeira versão da novela, vivida por Beatriz Segall.

Odete Roitman (Debora Bloch) e o colar de pérolas da Forma Açta Bijuteria (
Foto: Reprodução/TV Globo/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

E, para quem gosta de seguir o estilo chique e sofisticado, nem é preciso gastar tanto. Afinal, um dos colares usados por ela custa nada mais que R$ 148. É da Forma Alta Bijuteria, da designer Betina Werner. Tem 22 pérolas artificiais e mede 45 cm. O tamanho é ideal para ser usado sobre golas altas, como fez a personagem, assim como com camisetas e camisas.

Raquel Acioli depois do sucesso

Taís Araújo como Raquel
Foto: Fábio Rocha/Divulgação/TV Globo / Elas no Tapete Vermelho

Para a nova fase de Raquel Acioli, quando a empresa Paladar virou sucesso, a personagem trocou os vestidos estampados — que receberam várias críticas dos telespectadores — para apostar em um visual executivo, com direito a terninhos e camisas. Não, as estampas não saíram totalmente do estilo da cozinheira, mas agora passaram a aparecer em detalhes e de forma mais sofisticada.

Publicidade
Taís Araújo como Raquel
Foto: Fábio Rocha/Divulgação/TV Globo / Elas no Tapete Vermelho

Ao lado de terninhos claros, Raquel passou a usar camisas estampadas e brincos de argola dourados. E também adotou a bolsa Neverfull, da Louis Vuitton, cujo tamanho GM custa, no site da marca no Brasil, R$ 13 mil.

Maria de Fátima em "Vale Tudo"

A vilã Maria de Fátima começou com looks coloridos e despojados. Mas, quando chegou ao Rio, após ter dado um golpe na mãe, mudou o visual. Depois que voltou ao Brasil, após o casamento com Afonso, elegeu peças da grife Balmain. Foi um retorno e tanto.

Maria de Fátima (Fotos: Divulgação/TV Globo)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Entre os destaques estão o blazer estruturado, com corte simétrico, alfaiataria precisa, formas arquitetônicas e os tradicionais seis botões dourados — uma peça statement da maison, até então comandada por Olivier Rousteing, que deixou a direção criativa da grife em novembro. E a bolsa Anthem bag, um tributo ao estilo duradouro da casa francesa e à sua profunda conexão com a música e a arte. Um look impecável.

Solange e os looks de brechó

Na trama, uma personagem que usou quase exclusivamente roupas de brechó foi Solange Duprat, diretora criativa da agência Tomorrow. "Ela é muito ligada ao meio ambiente, à sustentabilidade. Com essas características, a gente achou bacana fazer uma personagem que usa 90% das peças de segunda mão. As roupas dela foram compradas em brechós, tanto de luxo quanto de igrejas e feiras. Ela tem um pouco de tudo, é uma roupa bem ressignificada", revelou Marie.

Publicidade
Solange Duprat, vivida por Alice Wegmann (Fotos: Divulgação/TV Globo)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

A figurinista revelou também em suas redes sociais o desafio que foi criar o estilo de Solange Duprat (Alice Wegmann). Na versão de 1988, quando Marie Salles tinha 18 anos, a personagem já era um ícone de moda. "Em 1988, eu estava terminando o que hoje chamam de ensino médio e era vidrada em moda. Sim, eu devorava 'Vale Tudo' e achava a Solange o máximo. Trinta anos depois, cá estou criando o figurino dessa personagem que é puro ícone", contou na publicação, e revelou: "Solange foi o maior desafio."

Solange, vivida por Alice Duprat (Fábio Rocha/Rede Globo/Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

"Três pranchas até acertarmos o tom. Fui para São Paulo produzir a novela com ela ainda meio solta na minha cabeça. Precisava de estilo, mas nada de modinha. A roupa tinha que ter força, originalidade, contemporaneidade", revelou. Definido o conceito, segundo ela, foi rápido conseguir as peças que vestiriam a personagem. "Laços, balonês, camisas, alfaiataria. Um clássico romântico com um toque bem anos 80", escreveu Marie Salles.

Heleninha Roitman em "Vale Tudo"

Paolla Oliveira como Heleninha Roitman (Fotos: Divulgação/TV Globo)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Outra personagem marcante da novela foi Heleninha Roitman, vivida por Paolla Oliveira. Com problemas de alcoolismo e falta de crédito em si mesma, Marie disse que a solução foi fazer com que ela se escondesse sob as roupas. "Normalmente, está com um casaco ou uma camisa por cima da roupa. Ela quase sempre usa uma terceira peça, além de tecidos fluidos e moles, com uma paleta clássica de caramelo, azul-marinho, verde e vermelho-escuro", contou.

Celina e seu estilo sofisticado sem ostentar

Celina, vivida por Malu Galli (Fotos: Divulgação/TV Globo)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

Marie Salles também falou sobre o estilo de Celina Roitman. "Uma vida de sofisticação sem ostentação! Herdeira de uma fortuna, carioca e amante das artes. Celina é gentil, alegre e cuida dos sobrinhos como filhos. Não tinha como não ter um toque de futilidade: adora comprar, mas sem alarde", afirmou.

Publicidade

E questionou: "Como não fazer a Celina estampada? Depois de muita pesquisa e da ajuda de @brunoastuto, chegamos a esse resultado! Pensamos em ressaltar a paixão por viagens, que leva Celina a destinos exclusivos, de onde traz peças únicas de culturas diversas. Essas relíquias, na realidade, garimpadas em feiras, bazares e até armários alheios, se misturam a roupas de corte impecável em tons discretos, típicos do quiet luxury. O toque final ficou por conta dos braceletes Bone!".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se