Correr na esteira: 2 benefícios e 2 prejuízos que você não sabia

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

18 abr 2024 - 10h01
(atualizado às 18h30)

A esteira ergométrica é o aparelho comum de uma academia, ou seja, é fácil ver alguém nesse equipamento com uma música em meio a prática desse exercício. Ainda assim, há as suas vantagens e desvantagens e nesse sentido o fisioterapeuta do The Corner Sports & Health Adriano Xavier vai compartilhar os dois benefícios e dois prejuízos do treino de esteira ergométrica.

Dois benefícios do treino de esteira ergométrica

Treino de esteira ergométrica
Treino de esteira ergométrica
Foto: Shutterstock / Sport Life

Acessibilidade

"A esteira oferece uma maneira conveniente de se exercitar e ambientes fechados, o que significa que você pode treinar independentemente das condições climáticas ou da disponibilidade de espaço ao ar livre", disse Adriano em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Publicidade

Controle

Significa que um praticante pode dosar os fatores de velocidade, inclinação e duração do exercício. "Com precisão em uma esteira, permite ajustar o treino de acordo com os seus objetivos e habilidades", completou o profissional.

Dois prejuízos do treino de esteira ergométrica

Falta de variação de terreno

Correr na mesma superfície plana da esteira não desafia os músculos de forma completa quanto correr em terreno variado ao ar livre. "O que pode levar a desequilíbrios musculares e menor desenvolvimento de estabilidade", admitiu.

Risco de desmotivação

"Algumas pessoas acham o treinamento na esteira monótono, o que pode levar à desmotivação e à diminuição do interesse em continuar treinando", expôs.

Palavra final

"A diferença sensorial entre correr na esteira e ao ar livre também é um fator importante para nosso sistema nervoso. Na esteira você está se deslocando, porém o ambiente está parado a sua volta. E diferente de correr no ambiente externo, onde o ambiente está em constante movimento. O vento e o terreno são variações importantes para o treino de corrida pensando na adaptação do nosso corpo ao exercício e deixa mais funcional", concluiu Adriano Xavier.

Publicidade
Entenda por que perdemos gordura facial e o que isso pode causar
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se