Negociar parece ser algo exclusivo de grandes empresários e pessoas influentes que participam de reuniões importantes. Nada poderia estar mais distante da realidade. Negociamos todos os dias, muitas vezes sem perceber. Com nossos filhos, por exemplo, quando queremos que eles se vistam pela manhã. Com nossa mãe. Com nosso parceiro. Em uma reunião de condomínio.
No trabalho, também negociamos sem notar. Quando tentamos convencer nosso chefe de uma ideia. Quando explicamos a um colega como determinada mudança no processo pode nos beneficiar. Quando buscamos mostrar a alguém os resultados de uma ação que tomamos. O que muitas vezes não sabemos, ao negociar, é o quanto a regra dos três segundos pode favorecer nossa capacidade de persuasão.
Leia mais: A regra 7-38-55 é a chave usada pelas pessoas que têm mais inteligência emocional
A regra dos três segundos: um truque de negociação
De acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, ficar em silêncio por pelo menos três segundos durante um momento tenso — seja em uma negociação, uma discussão ou uma conversa — torna as pessoas envolvidas mais reflexivas e leva a resultados melhores.
...
Veja também
Pouca gente sabe, mas uma simples caneta pode ser a chave para conseguir pegar no sono
8 habilidades que provam que você é mais inteligente emocionalmente que a maioria